Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / KFC

Quem é o homem que estampa o emblema do KFC?

Com uma história notável, ele se tornou um símbolo da maior rede de restaurantes de frango no mundo

Wallacy Ferrari

por Wallacy Ferrari

wferrari@caras.com.br

Publicado em 13/06/2023, às 19h50 - Atualizado em 03/08/2023, às 15h32

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Emblema da rede de restaurantes KFC - Divulgação / KFC
Emblema da rede de restaurantes KFC - Divulgação / KFC

Presente em praças de alimentação espalhadas pelo Brasil e o resto do mundo, a rede de fast-food KFC, da sigla Kentucky Fried Chicken (Frango Frito de Kentucky), conquistou paladares pelo mundo com a receita crocante de frango, de maneira a se expandir em diversos países com a marca norte-americana.

Tal marca, inclusive, angariou o carinho do público também por seu emblema muito simpático; nele, há um senhor de óculos, barbicha e bigode ostentando um sorriso em paleta monocromática, se limitando ao preto e branco e contrastando com o vermelho presente nas embalagens e pinturas das unidades da rede.

Os menos atentos, no entanto, desconhecem a origem dessa figura. A tal imagem emblemática é uma adaptação gráfica de uma fotografia do criador da famosa receita de frango crocante da rede, identificado como Harland David Sanders. Ainda mais conhecido é seu apelido de “Coronel Sanders”, mesmo que nunca tenha feito carreira militar.

Sanders em fotografia tirada na década de 1970 - Crédito: Wikimedia Commons/Edgy01/Dan Lindsay

A história de Sanders compõe, com orgulho, o site da empresa, que relata a trilha sofrida até o sucesso da rede: “Até os 40 anos, viveu uma vida simples: trabalhou como vendedor de seguros, de pneus e de lâmpadas, pilotou barcos de turismo e fez até partos! Até que, em 1930, resolveu comprar uma loja num posto de gasolina na beira da estrada, o que mudaria pra sempre o seu caminho”.

Tornando um símbolo

Foi com a unidade inicial que ele aperfeiçoou a receita e a patenteou como uma franquia, que se espalhou pelos Estados Unidos. O sucesso foi tamanho que, em 1935, ele foi nomeado "coronel de Kentucky" pelo então governador Ruby Laffoon, originando seu famoso apelido.

16 anos antes de falecer, aos 90 anos em 1980, ele vendeu sua participação na rede, que já tinha 600 unidades, e apenas visitava os restaurantes pelo mundo, como um porta-voz.

Contudo, mesmo após a morte, sua figura se tornou tão associada positivamente a marca que, em peças publicitárias, outros atores e modelos o substituíram como Coronel Sanders em comerciais e ensaios fotográficos, aproveitando da notória combinação da barbicha, bigode e óculos.

Norm Macdonald (esq.), Dolph Ziggler e Reba McEntire (dir.), caracterizados como Sanders - Crédito: Divulgação/ KFC / WWE

Entre os intérpretes, duas lendas do Saturday Night Live, clássico humorístico estadunidense, deram vida ao coronel, sendo eles Norm Macdonald e Darrel Hammond. Quando o KFC patrocinava a maior empresa de luta-livre do mundo, a WWE, os lutadores Dolph Ziggler e Ric Flair chegaram a subir no ringue vestidos como Sanders.

Atores consagrados de Hollywood também contribuíram em comerciais do KFC, como Ray Liotta e Rob Lowe no papel do fundador. Até mesmo uma mulher pôde dar vida ao coronel; a atriz e cantora country Reba McEntire foi o coronel no ano de 2018.