Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Trigêmeos

O que aconteceu com os trigêmeos separados em experimento?

Separados ao nascerem, os trigêmeos Bobby, Eddy e David se reencontraram após quase duas décadas e descobriram fazer parte de um experimento social

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 12/06/2024, às 20h00 - Atualizado em 13/06/2024, às 19h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia dos três irmãos juntos - Divulgação/ Netflix
Fotografia dos três irmãos juntos - Divulgação/ Netflix

A vida de Bobby mudou completamente em seu primeiro dia de faculdade em 1980. Além de ser um passo importante para seu futuro, o rapaz também estava abrindo as portas para seu passado — que, até então, ele desconhecia. 

Tudo começou quando ele passou a ser chamado de Eddy. Não era nenhum apelido maldoso, mas todos logo apontaram a incrível semelhança que ele tinha com um antigo estudante que passou pela instituição no ano anterior. 

Um dos seus colegas até mesmo chegou a levantar a hipótese, em tom descontraído, que ele poderia ter um irmão gêmeo perdido. Naquela noite, Bobby foi até a casa de Eddy e descobriu que a brincadeira era verdade: eles foram separados após o nascimento e adotados por famílias diferentes. 

Fotografia dos irmãos gêmeros protagonistas do documentário / Crédito: Divulgação/ Netflix 

O caso, até aqui, já seria surpreendente o suficiente, mas em 2018, o diretor Tim Wardle lançou o curioso documentário 'Three Identical Strangers' ('Três Estranhos Idênticos', disponível na Netflix) contando a história dos três irmãos que se reencontraram após quase duas décadas e descobriram fazer parte de um experimento científico. 

Um terceiro 'eu'

Quando Bobby e Eddy se encontraram, descobriram ter mais em comum do que apenas a aparência. Suas histórias também se confundiam. Os dois passaram pelo mesmo centro adotivo e suas novas famílias sequer sabiam da existência de outro filho gêmeo. 

Os irmãos ganharam notoriedade e logo começaram a aparecer em jornais locais contando suas histórias de vida. Foi assim que eles descobriram a existência de David. Sim, David, Eddy e Bobby eram trigêmeos

Em seus relatos, eles compartilharam suas semelhanças, como seus gostos por mulheres, ou o estranho fato de jamais terem se encontrado, mesmo morando próximos uns dos outros. Mas por que eles foram separados?

Os jovens se reúnem com roupas idênticas - Divulgação / CNN Films

Para responder essa questão, conforme repercute o UOL, as três famílias buscaram explicações da Louise Wise Services, a agência responsável pelas adoções. Foi aí que um segredo muito maior veio a tona. 

O experimento

A história de Bobby, Eddy e David não havia sido separada por acaso: eles eram parte de um estudo realizado pelo psiquiatra Peter Neubauer. O profissional foi além da ética para descobrir qual fator mais pesa em nossas vidas: se é nossa própria natureza ou a forma como somos criados

+ O ‘Estudo Monstro’ que traumatizou crianças órfãs

Os irmãos não foram os únicos a fazerem parte do experimento, visto que outros três pares de gêmeos também foram separados em meados dos anos 1960. Para o melhor resultado do estudo, as famílias não poderiam saber da existência dos gêmeos e, constantemente, as crianças eram submetidas a avaliações psicológicas e médicas — algo explicado como um padrão da adoção para acompanhar o desenvolvimento das crianças em suas novas famílias. 

No entanto, cada um foi separado para viver em um ambiente de classe social e comportamental distintos. O ponto em comum é que os irmãos foram adotados por casais que já tinham uma filha mais velha. 

Eddy, por exemplo, foi criado em uma família com um pai autoritário e menos presente; já David viveu com um patriarca muito mais carinhoso e participativo. O estudo, porém, jamais foi publicado. 

Entretanto, com a repercussão do documentário, eles tiveram acesso às mais de 11 mil páginas de anotações. Os irmãos também afirmar terem sido lesados por viver uma vida planejada e impossibilitada de saberem da existência um dos outros. 

Apesar da distância, eles se tornaram amigos e chegaram até mesmo a abrir um restaurante — além de uma participação/figuração no filme 'Procura-se Desesperadamente Susan'; estrelado por Madonna em 1985. Mas o que aconteceu com cada um deles?


Robert 'Bobby' Shafran 

Conforme mostra 'Três Estranhos Idênticos', Robert Shafran, também conhecido como Bobby, foi enviado para viver com uma família de classe média alta quando era apenas um bebê. Considera-se que Robert viveu a "melhor" situação entre seus irmãos — por ter uma família com maior estabilidade e condição financeira. 

Apesar do sucesso do documentário, Robert voltou ao anonimato. Ele vive no Brooklyn, é casado e tem dois filhos. Advogado por formação, ele se afastou do trabalho em 2011 após um acidente de moto, relatou o The Tab. 

Robert 'Bobby' Shafran em registro mais recente - Netflix

Com a exposição de suas histórias, Robert e David tem projetos para serem palestrantes motivacionais — principalmente após aparecem em diversos talk-shows e se mostrarem mais abertos para contarem sobre suas vidas.


David Kellman

David, criado em uma família de classe trabalhadora, foi o último a conhecer os irmãos. Apesar de ser o que recebeu a considerada "pior condição", demonstrava ter gostos e predileções parecidas com a de Robert e Eddy

Apesar do trio ter aberto um restaurante, como mostrado em 'Três Estranhos Idênticos', a relação sofreu momentos de tensão entre o fechamento do restaurante e a produção do documentário. 

David Kellman em registro mais recente - Netflix

Porém, David reatou laços com Robert e, agora, eles compartilham momentos juntos; principalmente quando saem para jogar golfe. David também tem dois filhos, mas se divorciou de sua esposa. Ele atua em uma seguradora de Nova Jersey.


Edward 'Eddy' Galland

A primeira parte de 'Três Estranhos Idênticos' faz parecer que o reencontro foi obra do destino e surgiu como uma dádiva na vida dos trigêmeos. Mas tudo serviu de construção para algo trágico, afinal, os três irmãos viveram com problemas de saúde mental durante toda a vida. 

Tragicamente, Edward tirou a própria vida aos 33 anos, em 1995. Não existem dúvidas de que o evento traumático de sua separação forçada e a revelação posterior foram profundamente desestabilizadores para ele. 

Os resultados do experimento nunca foram revelados, e os indivíduos envolvidos nunca comentaram o assunto.