Imagem meramente ilustrativa - Pixabay
Brasil

Três recentes variantes do coronavírus são identificadas em SP pelo Instituto Butantan

As variantes foram detectadas nas regiões da Baixada Santista, Jardinópolis e Itapecerica da Serra

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 27/04/2021, às 11h38

Pesquisadores do Instituto Butantan detectaram recentemente a presença de três novas cepas da Covid-19 no estado de São Paulo.

Conforme divulgado pela CNN, essas novas versões do vírus foram encontradas em diferentes regiões, sendo elas Itapecerica da Serra, Jardinópolis e também a Baixada Santista.

No caso de Jardinópolis, a variante encontrada foi a N9, a qual é uma mutação da variante amazônica, a P1. Em Itapecerica da Serra circula a B.1.318, cepa presente na Suíça e no Reino Unido.

Já na Baixada foi encontrada a variante sul-africana, chamada B.1.351 e que já havia sido detectada em Sorocaba. Segundo o Butantan, esta é a versão mais preocupante do vírus, enquanto as outras ainda não foram associadas a um agravamento dos casos de Covid-19.

“Esses estudos mostram que tem muita variante em São Paulo. Precisamos de políticas de contenção e respeitar o distanciamento para que a gente não fique espalhando variantes”, explica a vice-diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Instituto Butantan, Maria Carolina Quartim Barbosa Elias Sabbaga.

A instituição explicou que as detecções foram feitas na semana epidemiológica, que é quando os cientistas promovem o sequenciamento genômico de amostras positivas diagnosticadas nos laboratórios do próprio Instituto.

A partir dessas análises, os pesquisadores podem obter informações importantíssimas para o desenvolvimento de novas vacinas, além de que podem aprimorar os imunizantes já existentes.


Sobre a Covid-19

De acordo com as últimas informações divulgadas pelos órgãos de saúde, atualmente, o Brasil registra 14,4 milhões de pessoas infectadas, e as mortes em decorrência da doença já chegam em 392 mil no país.  

Em 1º de dezembro de 2019, o primeiro paciente apresentava sintomas do novo coronavírus em Wuhan, epicentro da doença na China, apontou um estudo publicado na revista científica The Lancet em fevereiro deste ano.

São Paulo estudo pandemia cientistas coronavirus cepa Butantan variantes

Leia também

Reino Unido adiciona novos sintomas da Covid-19 em lista oficial


Infecção e vacina pode gerar ‘superimunidade’, diz estudo


No Brasil, 6 estados e DF apresentam situações críticas nas UTIs


Brasil começa a discutir possibilidade de quarta dose da vacina


Uso de máscara PFF2 ou N95 passa a ser obrigatório no Ceará


Ômicron pode contribuir para que pandemia acabe mais rápido na Europa