Fatos históricos no mês de maio

Fatos históricos no mês de maio

Maria Carolina Cristianini Publicado em 01/05/2008, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Dia 1º

No Grande Prêmio de Fórmula 1 de San Marino, o piloto brasileiro Ayrton Senna morre ao bater contra o muro da curva Tamburello. Um dia antes, durante os treinos, o piloto Roland Ratzenberger também havia falecido na pista.

Em 1994, na Itália

Eu me lembro

"Eu estava no autódromo e lembro que o Senna não vivia um momento bom, estava preocupado com diversos assuntos pessoais e com os acidentes que haviam ocorrido com o Rubens Barrichello, na sexta-feira, e com o Roland Ratzenberger, no sábado. Não me lembro de tê-lo visto sorrir em nenhum momento naquele Grande Prêmio. Quando a batida aconteceu, pensei: ‘A coisa é feia’. Esperei para ver se ele fazia algum movimento, mas logo senti que era o fim por causa da cabeça caída. O Senna bateu em um ângulo naquela curva que era o único que poderia causar a morte. Só se pode concluir que foi o destino. Nada mais explica o que aconteceu."

Reginaldo Leme, comentarista esportivo

Dia 6

O exército do imperador alemão Carlos V (1500-1558) ataca Roma. O papa Clemente VII (1478-1534) se abriga no Castelo de Sant’Angelo, casas e igrejas são destruídas e cerca de 40 mil pessoas morrem. O fato tirou da cidade o status de centro do Renascimento.

Em 1527, em Roma

Dia 7

O luxuoso navio Lusitania é torpedeado pelo submarino alemão U-20 durante viagem entre os Estados Unidos e a Inglaterra. Das 1962 pessoas a bordo, 1198 morrem, entre elas 128 cidadãos americanos. O naufrágio levou os Estados Unidos a entrar na Primeira Guerra Mundial.

Em 1915, na costa da Irlanda

Dia 8

Depois de abolida no Grão-Pará e no Maranhão em 1755, a escravidão indígena deixa de existir em todo o Brasil. A lei determina que os índios sejam monitorados na transição para a liberdade.

Em 1758, em Salvador

Dia 13

O Congresso dos Estados Unidos aprova uma declaração de guerra contra o México. Ao vencer o conflito, os americanos conquistaram 1,3 milhão de quilômetros quadrados de terras.

Em 1846, em Washington

Eu me lembro

"O navio parou imediatamente (...), afundando na proa. Uma grande confusão predominava a bordo. Os botes ficaram prontos e alguns deles desceram até a água. (...) Alguns foram empurrados do alto, tocaram a água com a proa ou a popa e afundaram."

Anotações do diário de Walter Schwieger, capitão do submarino

Dia 19

Em um banquete realizado no Hollywood Roosevelt Hotel, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas realiza sua primeira premiação para os melhores filmes do ano. A festa contou com a presença de 270 pessoas, que pagaram 5 dólares pela entrada. A estatueta entregue aos vencedores seria apelidada de Oscar em 1939.

Em 1929, em Hollywood

Dia 20

Dez meses após zarpar de Lisboa com 170 tripulantes e quatro embarcações, o navegador português Vasco da Gama (1469-1524) chega a Calicute, na Índia. Com isso, descobre o caminho entre a Europa e o Oriente contornando a costa africana, fato que iniciou uma nova era de comércio entre as duas regiões.

Em 1498, em Calicute

Dia 22

Constantino I (272-337) passa a ser o primeiro imperador romano batizado como cristão. Ele queria que a cerimônia acontecesse no rio Jordão, e, por falta de oportunidade de ir até lá, adiou o momento até o fim da vida. Em 313, o rei havia concedido liberdade de culto aos adeptos do cristianismo.

Em 337, em Nicomédia, Turquia

Eu me lembro

"Chegada no porto de Calicute. Que paraíso! E que recepção! Mas quão breve foi a felicidade. Espelhos, pérolas e lã – nada entusiasmou o rei hindu. Ele debochou de nossas oferendas baratas e (...) nos ameaçou, exigiu impostos e quase tudo o que tínhamos a bordo em troca das suas mercadorias. (...) No entanto, agora temos a promessa de que, caso um dia voltemos a Calicute, receberemos condimentos e diamantes em troca de pérolas, prata e ouro."

Diário de uma das caravelas de Vasco da Gama

Dia 23

Durante a Guerra dos Cem Anos, Joana d’Arc (1412-1431) é capturada pelos franceses na cidade francesa de Compiègne. Nos meses seguintes, ela seria vendida aos ingleses, julgada e queimada na fogueira em 1431.

Em 1430, na França

Dia 27

Condenado pelo crime de sodomia (delito de homossexualidade), o escritor inglês Oscar Wilde (1854-1900) é sentenciado a cumprir dois anos de prisão. A decisão causou protestos no círculo literário, mas Wilde teve de cumprir a pena.

Em 1895, em Londres