Fatos históricos no mês de novembro

Fatos históricos no mês de novembro

Plínio Rocha Publicado em 01/11/2006, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

1978

Novecentas e quatorze pessoas – entre elas, 276 crianças – cometeram suicídio coletivo por ingestão de cianeto numa vila batizada de Jonestown. O episódio, conhecido por Massacre de Jonestown, foi induzido por James Warren “Jim” Jones, líder da seita religiosa Templo do Povo, que pregava a igualdade racial nos Estados Unidos. Jim Jones foi encontrado com um tiro na cabeça. A necrópsia mostrou que ele havia consumido LSD e fumado maconha. Jones, que dizia ser a reencarnação de Jesus Cristo, criou a vila com o discurso de que seria uma sociedade igualitária com base agrícola. Ele fugira de São Francisco, nos Estados Unidos, em 1977 para se estabelecer na Guiana por estar sendo perseguido pelo governo. No dia do massacre, o deputado americano Leo Ryan foi encontrado morto – ele havia sido enviado pelo governo a Jonestown para investigar casos de maus-tratos na igreja.

Dia 18, na Guiana

461

Morre o papa Leão I, o Grande, que deteve Átila, o Huno, quando ele se preparava para atacar Roma. O papa convocara uma reunião com Átila, que, impressionado com a coragem do pontífice, mandou que suas tropas deixassem Roma e poupou a cidade de uma invasão.

Dia 10, em Roma

1695

Por resistir à opressão portuguesa, Zumbi dos Palmares é morto, aos 40 anos, pelas tropas do bandeirante Domingos Jorge Velho. Sua cabeça é levada para Recife e exposta em praça pública. Zumbi foi o último líder do Quilombo dos Palmares, que havia sido fundado em 1600.

Dia 20, em Palmares

1793

Em Paris, o governo revolucionário francês abre o Louvre para o público como um museu. Até então, tratava-se de um palácio, construído no século 13. A arquitetura era diferente: não contava com a imponente pirâmide de vidro que marca sua entrada.

Dia 8, em Paris

Eu me lembro

"Eles pararam de lutar às 11 desta manhã. Em um piscar de olhos, quatro anos de mortes e massacres pararam como se Deus tivesse apontado seu dedo onipotente na cena de carnificina e gritado: ‘Já chega’."

Trecho da reportagem de Edwin L. James no The New York Times

1918

Termina a Primeira Guerra Mundial, com a Alemanha assinando um armistício com os países aliados. O conflito durou quase quatro anos e teve em seu fim um saldo de cerca de 9 milhões de mortos.

Dia 11, em Compiègne, França

1957

A cadela Laika se transforma no primeiro ser vivo a entrar em órbita, lançada junto com o satélite soviético Sputnik 2. Ela morre horas após o lançamento, devido a um estresse e superaquecimento corpóreo. Uma curiosidade: Laika não era seu nome, e sim sua raça. A cachorra se chamava Kudryavca, mas acabou “rebatizada” até pelas autoridades russas.

Dia 3, em Baikonur, no Cazaquistão

1964

Pelé registra seu recorde de gols em uma mesma partida: oito. A façanha foi obtida no jogo do Santos contra o Botafogo de Ribeirão Preto, na Vila Belmiro. O placar final foi 11 x 0 para o time da casa.

Dia 21, em Santos

1982

É inaugurada a usina hidrelétrica Itaipu Binacional, empreendimento conjunto entre Brasil e Paraguai, no rio Paraná. Hidrelétrica de maior potência do mundo, a usina custou, em valores atuais, 16 bilhões de dólares.

Dia 5, no Paraná

Eu me lembro

"O Sputnik 2 não foi muito divulgado na época. O Sputnik 1 teve mais impacto: era a primeira vez que um artefato construído pelo homem ia para o espaço. Mas o Sputnik 2 foi o pioneiro a enviar um ser vivo, Laika. Foi uma evolução na corrida espacial dos russos contra os americanos. Não se tratava só de um episódio experimental – também teve um fundo político."

Raimundo Mussi, assessor técnico científico da presidência da Agência Espacial Brasileira

Eu me lembro

"Quando vimos que Pelé já havia feito quatro ou cinco gols naquele jogo, percebemos que existia a chance de se bater um recorde. Por isso, nós o ajudamos muito a chegar àquela marca histórica. Um jogador que colaborou demais naquele jogo foi o Coutinho. Toda vez que ele chegava dentro da área, com a chance de bater ao gol, ele levantava a cabeça, procurava o Pelé e passava a bola. Eu não dava muitos passes, não. Gostava mesmo era de chutar no gol."

Pepe, atacante e segundo maior artilheiro da história do Santos

2004

Por falência múltipla dos órgãos, às 3h30 locais, morre Yasser Arafat, líder da Organização para a Libertação da Palestina (OLP). Mahmoud Abbas é eleito novo líder da OLP minutos depois. Arafat lutou por quase 40 anos pela causa dos palestinos por um Estado independente. Por conta de acordos de paz com Israel, recebera em 1994 o Nobel, ao lado dos israelenses Ytzak Rabin e Shimon Peres.

Dia 11, em Paris