Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Cinema

5 histórias que inspiraram a franquia ‘Invocação do Mal’

Uma das franquias de terror mais famosas da atualidade, 'Invocação do Mal' é baseada em várias histórias reais; confira!

Éric Moreira Publicado em 04/06/2023, às 10h00 - Atualizado em 22/06/2023, às 14h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Invocação do Mal' - Reprodução/Warner Bros. Pictures
Cena de 'Invocação do Mal' - Reprodução/Warner Bros. Pictures

Atualmente, é praticamente impossível falar sobre filmes de terror atuais sem mencionar o nome de James Wan. O diretor e roteirista é a mente por trás de várias produções que, nos últimos anos, vem assombrando e assustando muita gente — tendo sido esse o homem por trás do assombroso (e pioneiro) 'Jogos Mortais', de 2004.

Porém, uma peculiaridade na franquia mais famosa de Wan, que conta com os filmes 'Invocação do Mal', 'Annabelle' e 'A Freira', onde acompanhamos famílias assombradas e a ação de Ed e Lorraine Warren, é o recorrente "baseado em fatos reais" narrado em todo início de filme. E esse fator chama bastante atenção, ouriçando os pelos na nuca até dos mais corajosos.

Desde encontros de clarividência a entidades violentas, confira a seguir 5 histórias que inspiraram filmes da franquia 'Invocação do Mal':

Ed e Lorraine Warren em 'Invocação do Mal', interpretados por Patrick Wilson e Vera Farmiga, respectivamente
Ed e Lorraine Warren em 'Invocação do Mal', interpretados por Patrick Wilson e Vera Farmiga, respectivamente / Crédito: Reprodução/Warner Bros. Pictures

1. Família Perron

Talvez um dos favoritos da maioria, o primeiro 'Invocação do Mal', de 2013, foi produzido inspirado em uma das investigações paranormais mais famosas de Ed e Lorraine Warren — sim, além de heróis em filmes, eles também são pessoas reais —, no estado norte-americano de Rhode Island.

O caso ocorreu na década de 1970, na fazenda da família Perron, contando até mesmo uma sessão de exorcismo conduzida por Lorraine Warren. Além disso, no filme, o espírito responsável por aterrorizar a família se chama Bathsheba Sherman, também inspirada em uma figura do século XIX, que era dita uma bruxa adoradora de Satanás, de acordo com a Collider.

Espírito de Bathsheba Sherman em 'Invocação do Mal' (2013)
Espírito de Bathsheba Sherman em 'Invocação do Mal' (2013) / Crédito: Reprodução/Warner Bros. Pictures

2. Enfield e Amityville

Já 'Invocação do Mal 2' (2016) acompanha os Warren em uma empreitada para ajudar a pequena Janet Hodgson, de 11 anos, que foi vítima de uma terrível assombração de um poltergeist em Enfield. E vários dos momentos arrepiantes do filme foram inspirados em incidentes reais, relatados pela família Hodgson.

Além disso, na abertura do filme também é mostrado um vislumbre de Ed e Lorraine resolvendo outro caso anterior, bastante lembrado nos Estados Unidos e que já serviu de inspiração para outros filmes: quando Ronald DeFeo Jr. matou seus pais e quatro de seus irmãos no que ficou conhecido pelo nome de outro filme, 'O Horror de Amityville'.

Cena de 'Invocação do Mal 2' (2016)
Cena de 'Invocação do Mal 2' (2016) / Crédito: Reprodução/Warner Bros. Pictures

3. Arne Cheyenne Johnson

O terceiro filme da franquia, 'Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio' (2021) apresenta outro importante caso em que Ed e Lorraine Warren trabalharam que, só de se observar o título do longa, é possível adivinhar o que aconteceu. O longa é inspirado no caso real de Arne Cheyenne Johnson, o primeiro suspeito de assassinato a se declarar inocente sob o argumento de estar possuído por um demônio, nos Estados Unidos. 

O crime aconteceu em 1981, quando o senhorio Alan Bono foi esfaqueado até a morte por Arne Johnson, que alegou ter participado do exorcismo do irmão mais novo de sua então namorada, David Glatzel.

Arne Cheyenne Johnson em 'Invocação do Mal 3' (2021), interpretado por Ruairi O'Connor
Arne Cheyenne Johnson em 'Invocação do Mal 3' (2021), interpretado por Ruairi O'Connor / Crédito: Reprodução/Warner Bros. Pictures

4. Igreja Assombrada de Borley

'Invocação do Mal' é o nome de uma franquia que possui diversos filmes, alguns inclusive sem esse nome em seu título, mas que são todos interligados pelo contato real entre os casos relatados e Ed e Lorraine Warren. E em 2018, foi lançado 'A Freira', que foi inspirado na verdadeira Igreja Borley em Essex, conhecida como "a casa mais mal-assombrada da Grã-Bretanha."

Segundo as lendas, assombrações começaram a ocorrer no local ainda no século XIV, depois que uma freira foi executada, acusada de ter um caso romântico com um religioso. Lá, foram relatadas desde então uma série de atividades paranormais.

Cena de 'A Freira' (2018)
Cena de 'A Freira' (2018) / Crédito: Reprodução/Warner Bros. Pictures

5. Annabelle

Somente um ano depois do primeiro 'Invocação do Mal', em 2014 James Wan esteve envolvido na produção de 'Annabelle', filme este que não só aterrorizou muita gente como também teve bastante sucesso, implicando em outros dois filmes posteriores. E a medonha boneca do filme, a causa para todos os problemas, também é inspirado em um brinquedo real.

Chamada Raggedy Ann, a verdadeira boneca teria sido a razão para uma série de ataques demoníacos e até mesmo experiências de quase morte, segundo a Collider. Os Warren acreditaram, na vida real, que aquela boneca de pano estava possuída por uma força demoníaca que tenta se infiltrar na casa das pessoas.

E a versão real, embora não seja tão medonha quanto nos filmes, é considerada tão perigosa que até hoje ela é mantida trancada dentro de uma caixa feita especialmente por Ed Warren, que era abençoada periodicamente com uma oração por proteção.

A boneca Annabelle, em 'Annabelle 2: A Criação do Mal' (2017)
A boneca Annabelle, em 'Annabelle 2: A Criação do Mal' (2017) / Crédito: Reprodução/Warner Bros. Pictures