Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Arqueologia

As 5 mais recentes e curiosas descobertas de múmias no Egito

Do sítio de Saqqara até o templo de Taposiris Magna, são dezenas de tumbas repletas dos mais impressionantes achados

Pamela Malva Publicado em 06/02/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografias de máscara funerária e de múmia com 'língua de ouro' - Divulgação/Ahram Online/Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito
Fotografias de máscara funerária e de múmia com 'língua de ouro' - Divulgação/Ahram Online/Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito

Seja em sítios arqueológicos ou em grandes necrópoles, o Egito ainda esconde muitos segredos da antiguidade, principalmente dentro de sarcófagos muito bem lacrados. As expedições, então, têm como objetivo desenterrar o passado e trazê-lo para a superfície.

Só nos últimos meses, arqueólogos foram responsáveis pela descoberta de dezenas de artefatos centenários, além de máscaras funerárias, santuários e inscrições. As múmias, todavia, continuam representando os mais impressionantes achados das escavações.

Confira cinco recentes descobertas que envolveram múmias surpreendentes:

1. As curiosas múmias com ‘línguas de ouro’

Uma das múmias com língua de ouro / Crédito: Divulgação/Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito

Durante escavações no templo de Taposiris Magna, em Alexandria, o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito encontrou 16 catacumbas peculiares. Dentro delas, incríveis múmias com ‘línguas de ouro’ foram identificadas entre os artefatos.

Segundo os pesquisadores, a curiosa característica poderia ser uma técnica utilizada pelos antigos egípcios. Nesse sentido, eles provavelmente retiravam as línguas dos mortos durante a mumificação e trocavam o órgão por um feito com folhas de ouro.

Confira a notícia completa aqui.


2. Múmias com máscaras funerárias

Crédito: Divulgação/Ahram Online

Ainda no sítio arqueológico de Taposiris Magna, os especialistas também encontraram diversas múmias com decorações peculiares. Dessa vez, no entanto, eram corpos mumificados com um invólucro de cartonagem com a representação do Deus Osíris.

Uma das múmias, inclusive, usava uma coroa de atef, que é uma representação da entidade, com chifres dourados. Nesta segunda descoberta, o ouro também se mostrou bastante presente, já que muitas das máscaras continham traços do metal precioso.

Confira a notícia completa aqui.


3. Os incríveis 52 sarcófagos do Novo Império

Alguns dos sarcófagos encontrados/ Crédito: Divulgação/ YouTube/ Al Jazeera English

Em janeiro, o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito revelou a descoberta de 52 sarcófagos datados do Novo Império em Saqqara. Segundo os arqueólogos, os achados estavam enterrados na região do templo funerário da rainha Naert, esposa do rei Teti.

Na mesma escavação, além máscaras funerárias de madeira, um santuário dedicado ao deus Anúbis e até mesmo inscrições do Livro dos Mortos, os especialistas ainda identificaram o esconderijo de 50 caixões de madeira antropoides.

Confira a notícia completa aqui.


4. As cerca de 100 múmias em Saqqara

Alguns dos caixões encontrados / Crédito: Divulgação

No mesmo sítio arqueológico, foi anunciada a descoberta de cerca de 100 caixões humanos selados, além de 40 estátuas impressionantes de três diferentes poços. Segundo os especialistas, todos os achados estavam em ótimo estado de conservação.

Nesse sentido, os impressionantes caixões não são abertos há mais de 2,5 mil anos e foram feitos para estadistas seniores e sacerdotes da 26ª Dinastia. Além das tumbas, estátuas de madeira e máscaras coloridas e douradas também foram encontradas.

Confira a notícia completa aqui.


5. Mais de 80 sarcófagos ainda lacrados

Dentro da necrópole que revelou mais de 80 tumbas / Crédito: Ministério de Turismo e Antiguidades do Egito

Ao sul de Cairo, arqueólogos se surpreenderam ao encontrar mais de 80 caixões com 2,5 mil anos na necrópole de Saqqara. Segundo os especialistas, a região continua surpreendendo, já que abriga 11 pirâmides do Egito Antigo e, por isso, ainda esconde muitos segredos de um dos maiores impérios da Antiguidade.

Confira a notícia completa aqui.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W