Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Van Gogh

Girassóis e projeções: 5 motivos para não perder a exposição imersiva de Van Gogh

Exposição proporciona uma experiência única ao público em São Paulo

Redação Publicado em 21/03/2022, às 14h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Registros da exposição 'Beyond Van Gogh' - Aventuras na História
Registros da exposição 'Beyond Van Gogh' - Aventuras na História

São Paulo recebeu no último final de semana uma impressionante exposição que faz o público ‘mergulhar’ nas obras de Van Gogh, um dos maiores artistas da História.

Trata-se da exposição ‘BeyondVan Gogh’ (‘Além de Van Gogh’, em português), que pode ser conferida pelo público através de ingressos que custam entre 70 e 200 reais.

Durante a visita, que pode ser feita até 3 de julho, o público confere de perto reproduções das principais obras do holandês, além de aspectos curiosos sobre sua vida.

O site Aventuras na História visitou a exposição e listou 5 motivos para você não perder essa marcante experiência.

1. Fatos sobre o gênio

[Colocar ALT]
Aventuras na História

Antes de o público conferir de perto as projeções das principais obras do artista, a exposição proporciona uma verdadeira linha do tempo que apresentam fatos sobre a vida e a obra do artista.

Através de painéis, o público confere não só a biografia do artista, mas também fatos de sua intimidade e frases escritas pelo artista que foi eternizado na história da arte.

Em um dos painéis, por exemplo, o visitante elimina a falsa que muitos imaginam sobre Van Gogh: ele não estava vivo quando se tornou famoso.


2. Girassóis

Em vida, Van Gogh pintou dois quadros que hoje encantam o público: Catorze Girassóis em um fundo turquesa (presente na

[Colocar ALT]
Aventuras na História

coleção do Neue Pinakothek, Munique) e Quinze Girassóis em um fundo amarelo (exibido no National Gallery, Londres).

Ao finalizarem a leitura da linha do tempo do pintor, os visitantes se deparam com a reprodução de um delicado campo de girassóis.

Mesmo que em menor escala, as luzes presentes nas plantas de plástico surpreendem quem compra o ingresso.


3. Arte viva

Após a visita no primeiro cenário, o público finalmente encontra a cereja do bolo de ‘Beyond Van Gogh’: enormes projeções de obras que tornaram Van Gogh famoso.

Neste momento, 40 projetores e um brilho de 332 mil lumens mergulham os visitantes nas telas. É possível, por exemplo, sentar no chão para aproveitar a experiência e tirar fotos.


4. Memória viva

[Colocar ALT]
Aventuras na História

A exposição também é uma maneira de manter a memória do artista viva para as próximas gerações. Antes de chegar ao Brasil, por exemplo,  a exposição passou por diversos países e reuniu mais de 10 milhões de pessoas, que conheceram ou relembraram o legado de Van Gogh.


5. Souvenir

A experiência não acaba com o fim das projeções. Na saída, o público encontra um espaço com réplicas de quadros de Van Gogh, camisetas e canecas  disponíveis para compra.

Além disso, um pacote vendido por R$ 200 reais proporciona ao visitante uma bebida, ouvir curiosidades sobre o artista e ganhar um pôster de Van Gogh.