Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Testeira

Retrospectiva 2022: tudo que aconteceu no cinema

2022 foi um ano completo, Eleição, Copa do Mundo, Jogos de Inverno, a volta do Carnaval pós-pandemia, mas isso não apagou os holofotes do cinema, que se manteve firme

Redação Publicado em 19/12/2022, às 18h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Filmes lançados em 2022 - Divulgação
Filmes lançados em 2022 - Divulgação

A Retrospectiva do ano de 2022 está bastante recheada de filmes que marcaram as telonas. Foram muitas expectativas de filmes esperados para os mais diversos gostos.

Teve para quem ama terror, como exemplo, a volta de Michael Myers; para aqueles que adoram uma fantasia, tiveram a alegria de ver os grandes personagens azuis; ou mesmo os aficionados por quadrinhos que puderam ver o novo homem-morcego; ainda pra quem curte animação, pode ver os amarelinhos mais amados do mundo e o boneco de madeira que fala e conta mentiras. Não disse? Tinha para todos os interesses.

De grandes as pequenas produções, do cinema as plataformas de streaming, realmente, este ano, pudemos celebrar as estreias e ver incríveis filmes. Vamos ver parte de tudo que aconteceu em ordem cronológica.

Janeiro

‘Pânico 5’: Um novo assassino veste a máscara de Ghostface e um grupo de adolescentes é seu alvo, mas não foi só isso, segredos do passado começam a ser desenterrados.

Imagem de Pânico 5/ Crédito: Divulgação / Paramount Pictures

‘Eduardo e Mônica’: A icônica música de amor da banda Legião Urbana vira mais um filme, que mostra o amor entre duas pessoas totalmente antagônicas.


Fevereiro

‘O Poderoso Chefão – 50 anos’: O clássico, que conta a história de Don Corleone (Marlon Brando), chefe de uma mafiosa família italiana de Nova York, ganhou uma versão remasterizada em 4k.

Cena de "O Poderoso Chefão"/ Crédito: Divulgação

‘Case Comigo’: Uma celebridade descobre em meio ao seu megacasamento que está sendo traída. A solução? Casar com um estranho da plateia e sustentar esse relacionamento feito com duas pessoas totalmente opostas.


Março

‘The Batman’: Um novo Batman que deu o que falar. E um Bruce Wayne que se encontra com as maiores profundezas de Gotham City, transformando o seu alterego, o vigilante solitário, na voz da vingança de um povo.

Cena de 'The Batman'/ Crédito: Divulgação

‘O Projeto Adam’: Uma viagem no tempo acontece para que o protagonista salve a si próprio e aos seus entes queridos, ao serem caçados por forças do futuro.


Abril

‘Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore’: Dedicada a explorar os personagens mais complexos de HP, como o próprio diretor de Hogwarts, esta é a versão mais madura da saga.

Cena de Animais Fantásticos e Os Segredos de Dumbledore/ Crédito: Warner Bros. Pictures Brasil

‘Cidade Perdida’: Loretta Sage (Sandra Bullock), uma brilhante escritora, é raptada por um milionário em busca do tesouro da cidade perdida, descrita em seu último livro, e a personificação real de seu personagem, resolve mostrar que o herói não está só em sua obra.


Maio

‘Top Gun: Maverick’: 30 anos depois temos um novo encontro com Pete "Maverick" Mitchell, que continua ultrapassando os limites humanos, só que dessa vez, com guerras tecnológicas e drones assassinos.

Top Gun: Maverick/ Crédito: Divulgação

‘Doutor Estranho no Multiverso da Loucura’: Esta produção foi bastante aguardada e entrega muito ao mostrar novos aliados místicos e atravessar realidades alternativas bem perigosas.


Junho

‘Jurassic World: Domínio’: Qual é a espécie dominante? Dinossauros ou humanos? Após a Ilha Nublar ser destruída, o mundo fica apavorado com o convívio entre nós e eles. Ainda não dá para acreditar que conseguimos continuar gostando da franquia.

‘Minions 2: A Origem de Gru’: Toda a família passa a conhecer a história do malvado favorito do mundo inteiro. Nos anos 70, Gru tenta entrar para um time de supervilões, mas sabemos que ele não tem muita vocação.


Julho

‘Thor: Amor e Trovão’: O guerreiro não consegue atingir seus planos de paz, graças ao Gorr, o Carniceiro dos Deuses. Mas para enfrentar esta batalha, pede ajuda e personagens icônicos aparecem.

Cena do filme 'O Telefone Preto'/ Crédito: Divulgação/ Universal Pictures

‘O Telefone Preto’: Um sádico assassino sequestra um menino de 13 anos, e no porão em que ele fica trancafiado, tem um telefone desconectado, mas só com o nosso mundo. O longa foi bastante recomendado pelas críticas.


Agosto

‘TOC - Transtornada, obsessiva, compulsiva’: Sua carreira está por um fio por conta de seu transtorno, e trará grandes problemas à protagonista que é uma atriz de novela reconhecida.

‘Lighyear’: Para o alto e avante. Sim, Buzz ganhou um filme sobre ele, e encanta a criançada com a origem do herói que inspirou o brinquedo do pequeno Andy.


Setembro

‘Órfã 2: A Origem’: Mas realmente quem é Esther Albright? Nesta nova versão é possível saber de onde veio e quais são os outros feitos do mal da menina/mulher aterrorizante.

Cena de ‘Órfã 2: A Origem’/ Crédito: Divulgação

‘Abracadabra 2': Nostalgia para os anos 90, as malvadas irmãs Sanderson provoca um caos com requintes de comédia e vai, com certeza, divertir a família inteira.


Outubro

‘Halloween Ends - O Acerto de Contas Final’: Um desfecho digno. Finalmente o confronto final entre Laurie Strode e Michael Myers é feito e ela não dá trégua para o monstro que aterrorizou sua vida praticamente inteira. Ainda, ele encontra uma espécie de imitador.

‘A Escola do Bem e do Mal’: Heróis e vilões são treinados no mesmo lugar, e o resultado esperado, é claro, uma batalha épica, a partir de uma amizade que pode não resistir.


Novembro

‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’: Difícil imaginar seguir uma franquia sem Chadwick Boseman, mas dentro dos limites a entrega foi boa e a história pode até continuar, desde que tome outros rumos e saia da sombra do Pantera Negra original.

‘Armageddon Time’: Temos produtor brasileiro trabalhando com Anthony Hopkins neste longa, que retrará a força da família e uma busca pelo sonho americano que atravessa gerações.


Dezembro

‘Avatar: o caminho da água’: Estávamos todos entusiasmados pelo segundo filme, mesmo achando o desfecho do primeiro incrível. Mas nesse, temos ameaças antigas, novas e uma família dos grandões azuis em jogo.

Cena de 'Pinóquio por Guillermo del Toro' / Crédito: Divulgação/Netflix

‘Pinóquio de Guilhermo Del Toro’: Sensível e político, essa versão do menino de madeira traz uma leve sensação de desconforto, misturado com o sentimento de luta que a própria pequena marionete traz no peito.