Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Steven Spielberg

Steven Spielberg abre o jogo sobre Zona de Interesse: 'Está fazendo um trabalho muito...'

Responsável pelo filme A Lista de Schindler, de 1993, Steven Spielberg opinou sobre o filme Zona de Interesse, também baseado no holocausto

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 28/02/2024, às 19h00 - Atualizado em 09/03/2024, às 10h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de Zona de Interesse (à esqu.) e Steven Spielberg (à dir.) - Divulgação e Getty Images
Imagem de Zona de Interesse (à esqu.) e Steven Spielberg (à dir.) - Divulgação e Getty Images

31 anos após a estreia de 'A Lista de Schindler', Steven Spielberg presencia o lançamento do filme'Zona de Interesse'. De Jonathan Glazer, o longa-metragem retrata a rotina insólita de uma família nazista que reside ao lado do campo de concentração de Auschwitz, local que marcou o extermínio de minorias durante a Segunda Guerra Mundial.

Baseado em um romance, o filme usa a figura de Rudolf Höss (Christian Friedel), general do campo de extermínio nazista. Enquanto sua esposa, Hedwig (Sandra Hüller) cultiva o jardim e seus filhos desfrutam de uma agradável piscina, as vítimas dos nazistas são executadas a sangue-frio.

Sem focar no rosto dos atores, o filme funciona quase como um 'Big Brother nazista'. Acompanhamos a rotina da família, que até mesmo desfruta dos bens confiscados dos judeus aprisionados no campo de concentração. 

Marcante e frio, 'Zona de Interesse' foi indicado em cinco categorias da próxima edição do Oscar, incluindo 'melhor filme'. Sem dúvidas, um dos destaques do último ano. 

Steven Spielberg, diretor de um dos mais elogiados filmes já lançados sobre o Holocausto, opinou sobre o longa-metragem de Jonathan Glazer em texto ao The Hollywood Reporter.

Spielberg opina

Para o diretor, 'Zona de Interesse' é o melhor filme já feito a respeito do Holocausto. Segundo ele, o longa é importante para a conscientização do tema.

Zona de Interesse é o melhor filme do Holocausto que testemunhei desde o meu. Está fazendo um trabalho muito bom na conscientização, especialmente sobre a banalidade do mal", disse ele.

Em texto para o site Aventuras na História, Luiz Nazario, Professor Titular de História do Cinema na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, opina que o filme é uma perfeita ilustração do conceito "banalidade do mal".

"Todos vivem numa bolha de alienação total, respirando a fumaça de corpos queimados no ar puro do campo, numa perfeita ilustração do conceito da “banalidade do mal” de Hannah Arendt", escreve o professor. Leia a matéria completa aqui.