Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Personagem

Vídeo: 130 anos da morte de Dom Pedro II, o último imperador

Na França, morreu aquele que marcou importantes capítulos da história brasileira

Redação Publicado em 12/12/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de Dom Pedro II - Wikimedia Commons, Domínio Público
Imagem de Dom Pedro II - Wikimedia Commons, Domínio Público

O mês de dezembro relembra dois fatos sobre uma figura marcante para a história brasileira: o nascimento e a morte de Pedro II, que figura os livros de História como o último imperador do Brasil.

Nascido no Rio de Janeiro em 2 de dezembro de 1825 e falecendo em 5 de dezembro de 1891, em Paris, na França, já se percebe a reviravolta que tomou conta da vida do imperador em seus últimos momentos.

Como uma criança que encarou o trono deixado pelo seu pai, Dom Pedro I, o último imperador do Brasil também viveu momentos turbulentos após a Proclamação da República.

Sendo expulso do país ao lado de seus familiares, teve uma vida calma em Paris. Quando faleceu após encarar uma forte pneumonia, Pedro, que encarava a realidade da República no Brasil, não foi esquecido na França, que fez um enterro com todas as honrarias que o eterno magnânimo merecia.

No vídeo de hoje, você confere os principais fatos que marcaram os momentos finais do último imperador.

Confira abaixo!