Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Testeira

Salvou a Apollo 11: Quem foi Margaret Hamilton?

A funcionária da NASA foi responsável por resolver um grande problema na missão que levou o homem à Lua

Fabiano de Abreu Publicado em 17/12/2022, às 17h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Margareth ao lado do código que redigiu, em montagem gráfica - Draper Laboratory via Wikimedia Commons
Margareth ao lado do código que redigiu, em montagem gráfica - Draper Laboratory via Wikimedia Commons

Provavelmente o nome de Margaret Hamilton não lhe soa familiar e duvido que seja citado durante o percurso escolar de muitos alunos. Contudo, este nome merece ser decorado e falado pois a ida à lua só foi possível por conta do trabalho desta mulher.

Margaret é uma cientista de computação, atualmente com 86 anos que foi a responsável por escrever manualmente todo o código da nave Apollo 11, que levou os primeiros homens à lua. São milhares de páginas de um trabalho intenso que evitou mesmo que o pouso na lua tivesse que ser abortado.

Na realidade, a poucos minutos de concluir a missão de pousar em território lunar, vários alarmes começaram a soar e houve uma sobrecarga no computador. Margaret sabia que seria capaz de concluir o pouso, pois ela tinha escrito todo o código e sabia que tinha desenhado um software robusto o suficiente para lhe permitir contornar os problemas que estavam a surgir.

O seu programa era capaz de priorizar as atividades por momento e interromper as menos prioritárias. Soube-se mais tarde que os erros foram humanos e as falhas se deveram a erro dos próprios astronautas. Margaret foi a criadora do que hoje conhecemos por engenharia de software e desenvolveu importantes trabalhos na área da computação.

Em 22 de novembro de 2016,Barack Obama, o então presidente dos Estados Unidos, atribuiu-lhe a Medalha Presidencial da Liberdade por todo o seu trabalho sobre o desenvolvimento do software de voo a bordo das missões Apollo da NASA.


Sobre o autor

Fabiano de Abreu Rodriguesé um jornalista com Mestrado e Doutorado em Ciências da Saúde nas áreas de Neurociências e Psicologia pela universidade EBWU nos Estados Unidos e na Université Libre des Sciences de l'Homme de Paris. Ainda na área da neurociência, pós-graduação na Universidade Faveni do Brasil em neurociência da aprendizagem cognitiva e neurolinguística e Especialização em propriedade elétricas dos neurônios e regiões cerebrais na Universidade de Harvard nos Estados Unidos.

Pós-Graduação em Neuropsicologia pela Cognos de Portugal, Mestre em Psicanálise pelo Instituto e Faculdade Gaio, membro da Unesco e Neuropsicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica. Especialização em Nutrição Clínica e Riscos Psicossociais pela TrainingHouse de Portugal e Filosofia na Universidade de Madrid e Carlos III na Espanha. 

Integrante da SPN - Sociedade Portuguesa de Neurociências – 814, da SBNEC - Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – 6028488 e da FENS - Federation of European Neuroscience Societies - PT30079 e membro da Mensa, sociedade de pessoas de alto QI com sede na Inglaterra.


**A seção 'coluna' não representa, necessariamente, a opinião do site Aventuras na História