Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Coreia

Kim Jong-un pede urgência em 'aceleração' de preparativos para guerra

Líder norte-coreano convocou nesta quinta-feira, 28, seu partido para que possam acelerar os preparativos de guerra, focando em armas nucleares

Redação Publicado em 28/12/2023, às 14h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O líder da Coreia do Norte Kim Jong-un - Getty Imagens
O líder da Coreia do Norte Kim Jong-un - Getty Imagens

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, levantou crescentes preocupações ao convocar seu partido para acelerar os preparativos de guerra, com foco no programa nuclear, conforme relatado pela imprensa estatal nesta quinta, 28.

Essas declarações seguem-se a uma advertência de Kim na semana passada, na qual ele afirmou que a Coreia do Norte não hesitaria em responder a "provocações" com ataques nucleares.

A reunião plenária do Partido dos Trabalhadores da Coreia, onde geralmente são anunciadas decisões políticas anuais, foi palco desses apelos de Kim. Ele incentivou seu partido a intensificar os preparativos em setores estratégicos, incluindo armas nucleares e defesa civil, destacando a extrema situação militar na Península da Coreia devido a ações "sem precedentes" de Washington.

Acontecimentos americanos

A escalada de tensões na região é evidenciada pela cooperação militar reforçada entre Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos, que agora compartilham informações em tempo real sobre os lançamentos de mísseis norte-coreanos, segundo o G1.

Movimentos como o envio de um submarino de propulsão nuclear e bombardeiros B-52 pelos EUA foram interpretados por Pyongyang como provocativos e destinados a uma guerra nuclear.

Este ano, a Coreia do Norte realizou testes significativos, incluindo o lançamento de um satélite espião, a consagração da condição de potência nuclear em sua constituição e o teste do míssil balístico intercontinental Hwasong-18.