Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Marrocos

9 bebês de uma vez: o que se sabe sobre o parto recorde?

Cinco meses após o parto, mãe, pai e os pequenos apareceram reunidos em impressionantes fotografias

Redação Publicado em 28/10/2021, às 10h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os pais e seus nove bebês - Divulgação / Daily Mail
Os pais e seus nove bebês - Divulgação / Daily Mail

A moradora do Mali Halima Cisse ficou conhecida mundialmente, no mês de maio deste ano, quando deu à luz nove bebês.

Como tratava-se de muitas crianças, era sabido que o parto não seria nada fácil, e que haveria riscos tanto para a mãe quanto para os filhos. Assim, o Ministério da Saúde do país recomendou à mulher que viajasse ao Marrocos, onde ela encontraria maior apoio à gestação.

Então Halima, seguindo as orientações, se mudou temporariamente para o território vizinho.

Sete que viraram nove

A jovem de 26 anos, que já era mãe de uma menina de 2 anos e meio, foi acompanhada por sua irmã, Aisha. Seu marido Kader, no entanto, foi impedido de viajar inicialmente em razão das restrições da pandemia de Covid-19.

Os bebês pouco após o nascimento / Crédito: Divulgação / Daily Mail

Porém, segundo informações do Olhar Digital, a maliana não esperava ter tantos bebês, já que havia sido informada em seu país natal que eram "apenas" sete. Com a descoberta, a notícia logo se espalhou, e o caso ficou conhecido ao redor do mundo como "o parto recorde".

Parto difícil

“Dar à luz um filho já é difícil, mas ter nove é inimaginável’, disse Halima em entrevista ao Daily Mail realizada cinco meses após o parto.

“É impressionante a quantidade de trabalho que envolve cuidar deles. Estou grata à equipe médica que está fazendo todo o trabalho árduo e ao governo do Mali por financiar isso”, disse a mulher, que fez cesariana.

Os pequenos em fotos do mês de outubro / Crédito: Daily Mail

“Enquanto os bebês estavam saindo, muitas perguntas passavam pela minha mente. Eu estava muito ciente do que estava acontecendo e parecia que havia um fluxo interminável de bebês saindo de mim. Minha irmã estava segurando minha mão, mas tudo em que eu conseguia pensar era como cuidaria deles e quem iria me ajudar?”, acrescentou Cisse.

Ajuda no país vizinho

Como cuidar de tantos bebês não é uma tarefa nada fácil, toda uma equipe médica se prontificou a ajudar a família. Assim, Cisse, Kader e os pequenos tiveram de se mudar para um apartamento próximo ao hospital para facilitar o trabalho dos enfermeiros.

Os cuidados custaram ao governo do Mali, até o momento, um valor de cerca de 7 milhões de reais. Ao tabloide, a mãe revelou que são usadas mais de 100 fraldas por dia e seis litros de leite.

Os nove bebês estão crescendo saudáveis / Crédito: Divulgação / Daily Mail

Família reunida

Depois de quase não resistir em razão da grande perda de sangue durante o parto, a mãe de nônuplos agora se diz satisfeita e agradecida por ter toda a família reunida e com saúde.

“Estar junto como uma família é a melhor coisa do mundo, e damos graças a Deus o tempo todo. O mais importante é que estejamos todos bem e em segurança, e em ótimas mãos.”

Conforme informaram os pais ao Daily Mail, os bebês são cinco meninas e quatro meninos e se chamam Adama, Oumou, Hawa, Kadidia e Fatouma, e Oumar, Elhadji, Bah e Mohammed VI.


+Conheça a medicina por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Medicina Macabra, de Morris Thomas (2020) - https://amzn.to/2RzES5S

Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século XIX, de Lindsey Fitzharris (2019) - https://amzn.to/2uEVDDw

Cambridge - História da Medicina, de Roy Porter (2008) - https://amzn.to/38ZeyHN

Doenças que mudaram a história, de Guido Carlos Levi (2018) - https://amzn.to/33woA1R

A grande mortandade, de John Kelly (2011) - https://amzn.to/2vsqnZa

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W