Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / NBA

Boston e Dallas: Como as cidades dos finalistas da NBA marcaram a história dos EUA

Nas finais da NBA deste ano, duas cidades famosas dos Estados Unidos contam com acontecimentos que marcaram a História

Redação Publicado em 12/06/2024, às 15h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Finais da NBA - Getty Images
Finais da NBA - Getty Images

As Finais da NBA deste ano colocam frente a frente duas das cidades mais famosas dos Estados Unidos. Os jogos da decisão da liga de basquete estão badalando o mundo dos esportes com Boston e Dallas na disputa pelo título da competição, que conta com exibição da ESPN e do Star+.

Indo além das quatros linhas, as duas cidades também carregam um grande simbolismo histórico para o país norte-americano, com acontecimentos que marcaram época, tomando proporções mundiais.

Festa do Chá de Boston

Acontecimento chave para a fundação dos Estados Unidos, a Festa do Chá de Boston foi uma rebelião ocorrida em 1773 contra a até então metrópole Inglaterra que colonizava o país. A relação entre os dois já vivia momentos conturbados, com os habitantes do atual Estados Unidos tecendo maneiras de se libertar das amarras inglesas.

Revoltados com os impostos cobrados no chá, um dos produtos mais populares da época, um grupo de 50 a 100 homens, fantasiados de índios, foram até o porto de Boston, esvaziaram os navios e atiraram cerca de 45 toneladas de chá ao mar.

Um dos participantes da ação relatou o ocorrido, e disse que, pela manhã, ainda havia uma grande quantidade do produto boiando nas águas. E para tornar o produto inapropriado, eles se separaram em pequenos barcos para afundar o chá com seus remos.

Ilustração da Festa do Chá de Boston - Domínio público

O acontecimento ficou conhecido em todo o país sob o nome de Boston Tea Party (Festa do Chá de Boston). A notícia se espalhou pelo país e outras cidades repetiram este feito, que fez com que o grupo ficasse conhecido como os primeiros heróis do movimento pela independência dos Estados Unidos.

Heróis do povo e vilões para a monarquia inglesa, que retaliou a cidade de Boston com fechamento do porto e dando aos militares o direito de ocupar casas de civis. Porém, a faísca da independência já estava acesa. Três anos depois da "Festa do Chá de Boston", as 13 colônias fundaram os Estados Unidos da América.

Assassinato de John F. Kennedy

O evento que chocou o mundo na década de 1960! O então presidente dos Estados Unidos foi assassinado a tiros enquanto desfilava nas ruas da cidade de Dallas, no dia 22 de novembro de 1963. John F. Kennedy visitava a cidade texana num compromisso pré-campanha para as eleições presidenciais do ano seguinte e foi alvejado por disparos em meio ao cortejo.

Com os Estados Unidos em meio à Guerra Fria contra a União Soviética, o assassinato político, que é visto como um dos mais famosos da história, geraria uma instabilidade na maior economia do mundo. O então vice-presidente Lyndon Jonhson assumiu as rédeas do país e instaurou uma grande investigação do ocorrido, que foi de autoria de Lee Oswald, fuzileiro naval dos EUA que previamente morou na União Soviética.

John Fitzgerald Kennedy durante discurso - Domínio Público

As suspeitas de envolvimento dos rivais políticos do país no assassinato de John F. Kennedy fez o presidente formar a Comissão de Warren, responsável por investigar a fundo a motivação do ocorrido e as partes envolvidas. As investigações se prolongaram por 10 meses e concluíram que Lee Oswald atuou de forma isoladae tanto a União Soviética quanto Cuba não estavam cientes ou teriam qualquer envolvimento com o assassinato.