Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Nostradamus

Canibalismo e Guerra: As supostas previsões de Nostradamus para 2023

Vidente francês pode ter previsto ascensão de Hitler e a Revolução Francesa; confira previsões para 2023!

Éric Moreira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 08/01/2023, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de Michel de Nostredame, astrólogo e vidente francês mais conhecido como Nostradamus - Domínio Público via Wikimedia Commons
Retrato de Michel de Nostredame, astrólogo e vidente francês mais conhecido como Nostradamus - Domínio Público via Wikimedia Commons

Até hoje, o nome de Nostradamus chama atenção sempre que é mencionado. Conhecido em todo o mundo por suas profecias enigmáticas, Michel de Nostredame foi um astrólogo, médico e vidente francês de renome, que reuniu 942 quadras poéticas que supostamente preveem eventos futuros — englobando até mesmo os dias de hoje — em seu livro mais famoso, 'Les Prophéties'.

Por mais que muitas pessoas não acreditem exatamente que Nostradamus acertava em suas profecias, visto que seus textos possuem interpretações controversas e são consideravelmente vagos, se encaixando em quase qualquer interpretação, alguns ainda creem que ele teria previsto a ascensão de Adolf Hitler ao poder, antes da Segunda Guerra Mundial; a Revolução Francesa e até mesmo o assassinato de John F. Kennedy.

Nostradamus
Nostradamus / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Visto isso, confira a seguir algumas das possíveis previsões de Nostradamus para 2023:

"Comer seu amigo em desespero"

"Não há abades, monges, nem noviços para ensinar. O mel vai custar muito mais do que a cera de vela, o preço do trigo será alto. O homem vai ficar agitado e comer seu amigo em desespero". Assim é feita uma das previsões para 2023 feitas por Nostradamus, de acordo com matéria do History.

Pintura de Francisco de Goya representando o deus Cronos comendo um de seus filhos
Pintura de Francisco de Goya representando o deus Cronos comendo um de seus filhos / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Segundo algumas interpretações, os versos podem indicar uma grande crise econômica global para o ano, inclusive com uma possível ameaça à humanidade com risco de ocorrência de canibalismo.


"Sete meses de guerra"

Muitos acreditam, também, que Nostradamus teria previsto uma grande guerra para o mundo em 2023, com os versos: "Sete meses de grande guerra, as pessoas morrem por causa do mal, mas sua luz não cairá nas mãos do rei".

Fotografia retirada na Ucrânia, em local bombardeado pelos russos
Fotografia retirada na Ucrânia em 2022, em local bombardeado pelos russos / Crédito: Getty Images

Algumas interpretações apontam que a previsão se refere ao conflito travado entre a Rússia e a Ucrânia, um dos maiores e mais comentados de todos os últimos anos pelo mundo.

No entanto, algumas controvérsias são apontadas sobre o trecho, visto que o conflito já acontece há quase um ano, tendo se iniciado em fevereiro de 2022.


"Peixes vivos do Mar Negro quase ferverão"

"Como o sol, a cabeça queimará o mar brilhante: os peixes vivos do Mar Negro quase ferverão". Provavelmente o que tem maior precisão com a realidade dentre os trechos escritos por Nostradamus.

Homem tentando se refrescar com garrafa de água gelada
Homem tentando se refrescar com garrafa de água gelada / Crédito: Getty Images

Alguns acreditam que o verso em questão sugere um agravamento na questão do aquecimento global, em 2023.