Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Segunda Guerra Mundial

Orquestra Vermelha: conheça os grupos que conspiraram contra Hitler

Durante o período em que Hitler esteve no poder, diversos grupos lutaram contra o nazismo dentro e fora do território alemão

Giovanna Gomes Publicado em 05/02/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Adolf Hitler, o líder nazista - Getty Images
Adolf Hitler, o líder nazista - Getty Images

Quando falamos sobre a Alemanha Nazista, logo pensamos em questões como o antissemitismo, a eugenia, o culto a Hitlere nas enormes atrocidades cometidas pelo regime.

Porém, raramente nos lembramos dos grupos que lutaram contra o nazismo dentro e fora do território alemão desde o princípio.

Nesse ponto, chegamos ao termo Orquestra Vermelha, muito utilizado pelo Führer para se referir aos opositores de seu governo.

A expressão

O termo não se referia a apenas um movimento, pois havia diversos grupos contrários à política de Hitler, uns internos ao território do Reich, outros externos e ligados a uma rede de espionagem soviética.

Cada indivíduo pertencente à oposição era chamado por um termo relacionado à música, sendo os líderes comumente chamados de maestro.

Adolf Hitler / Crédito: Wikimedia Commons

Grupos antinazistas

De acordo com o History Learning, esses grupos se organizavam em três diferentes unidades. A primeira delas, a Trepper, era liderada por Leopold Trepper.

Localizada na Alemanha, França e Bélgica, tinha como objetivo obter informações confidenciais acerca do poder militar dos nazistas na Europa Ocidental. Ela fazia parte de uma rede de espionagem soviética.

Os membros da organização se infiltravam entre os nazistas e, assim, descobriam importantes informações. Certamente a mais importante foi a de que os Alemães pretendiam tomar a cidade de Kursk, explicando detalhadamente o número de tanques e tropas que seriam deslocadas para tal.

O líder acabou sendo preso no dia 5 de Dezembro de 1942, mas, com sorte, sobreviveu à guerra.

Leopold Trepper / Crédito: Divulgação

A segunda, a Schulze-Boysen/Harnack tinha sua base em Berlim. Ela foi criada por Harro Schulze-Boysen, oficial da Luftwaffe. Ele chegou até mesmo a entrar para o Partido Nazista no ano de 1937 com o objetivo de conseguir melhores resultados.

Antes de ser desmembrado pelos nazistas, fato que ocorreu com a prisão do líder, o grupo conseguiu comunicar as descobertas à embaixada dos Estados Unidos em Berlim e ainda ajudou muitas pessoas a fugir da Alemanha. 

A organização foi declarada pela Gestapo como sendo uma agência de espionagem soviética como forma de dizer que toda a oposição era controlada pelos inimigos estrangeiros.

Harro Schulze-Boysen / Crédito: Divulgação

Certa vez, a organização distribuiu panfletos como crítica com a frase "Krieg, Hunger, Lüge, Gestapo - wie lange noch?" (Guerra, fome, mentira, Gestapo - por quanto tempo ainda?" após ter tomado conhecimento de uma exposição nazista. No ano de 1942, ainda que não fosse capaz de identificá-los, a Gestapo começou a encontrar os primeiros suspeitos.

O terceiro grupo era o Red Three, com base na Suíça. Era liderado pelo comunista húngaro Alexander Rado, que após a guerra foi preso na URSS quando fora considerado culpado por espionagem em benefício dos britânicos. Ele foi solto apenas após a morte de Stalin.


+Saiba mais sobre o nazismo por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Terceiro Reich na história e na memória, de Richard J. Evans (2018) - https://amzn.to/353Tu2w

As mulheres do nazismo, de Wendy Lower (2014) - https://amzn.to/3bwrlDv

A vida secreta dos nazistas, de Paul Roland (2020) - https://amzn.to/2yy0qso

Filhos de nazistas: Os impressionantes retratos de família da elite do nazismo, de Tania Crasnianski (2018) - https://amzn.to/2wWv5iy

Hitler e o nazismo, de Richard Geary (2012) - https://amzn.to/2xThKIe

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W