Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Personagem

Por uma boa causa: Harriet Sylvia, a milionária que deixou uma herança miserável para seu parente

Filha de uma das mulheres mais ricas da história, Sylvia pensou no futuro ao definir quem ficaria com a sua herança

Penélope Coelho Publicado em 12/07/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sylvia (direita), Hetty (esquerda) e o marido Matthew Astor Wilks (centro) - Wikimedia Commons
Sylvia (direita), Hetty (esquerda) e o marido Matthew Astor Wilks (centro) - Wikimedia Commons

Harriet Sylvia Ann Howland Robinson Green Wilks foi considerada uma das mulheres mais ricas dos Estados Unidos. A fortuna veio de sua mãe, Hetty Green, uma empresária e financiadora conhecida como uma personalidade norte-americana importante. 

Após o óbito de Hetty, o dinheiro da mulher já tinha destino certo: ficaria com seus filhos. Com a herança, avaliada em cerca de 100 milhões de dólares, a jovem e seu irmão, Edward, passaram ilesos por um dos piores momentos da economia conhecido como a Grande Depressão.

Todavia, quando Harriet Sylvia precisou decidir com quem ficaria com as suas notas, a atitude que ela tomou foi bem diferente de sua progenitora.

Hetty Green, mãe de Sylvia / Crédito: Wikimedia Commons

Vida pessoal

Nascida em 7 de janeiro de 1871, Harriet recebeu esse nome em homenagem à sua mãe, entretanto, ela foi popularmente chamada de Sylvia pela maioria dos conhecidos. Em fevereiro de 1909, aos 38 anos, a mulher se casou com o endinheirado Matthew Astor Wilks.

O homem em questão era o bisneto de um dos primeiros milionários norte-americanos, que no momento casamento já era mais velho, com 63 anos. Mesmo sendo um sujeito rico, antes de morrer, a genitora de Sylvia preferiu se precaver. Em um acordo aconselhado por ela, o novo casal assinou um papel que isentava Wilks do direito de obter a herança da esposa.

Depois de seu casamento, a mulher começou a enfrentar algumas perdas em sua vida, quando sua mãe faleceu em 1916. O casamento de Green ia bem, até que mais uma vez ela teve que enfrentar um baque: a morte do marido em 9 de julho de 1926. Posteriormente, em 1935, ela também perdeu seu irmão. E consequentemente, ficou como uma enorme fortuna — sendo uma das mulheres mais ricas da época.

Riquíssima, a viúva se viu basicamente sozinha. Sem parentes muito próximos, ela também não teve filhos. Por isso, a magnata sabia bem qual seria o destino de seu dinheiro: ajudaria a mudar a história dos Estados Unidos.

Em 5 de fevereiro de 1951, aos 80 anos, Sylvia faleceu em um famoso hospital de Nova York. Após a morte da milionária, todos acharam que sua herança seria destinada a um de seus únicos parentes vivos, um primo, cujo nome é desconhecido.

Entretanto, sua verdadeira vontade foi revelada pouco tempo depois. O pedido da mulher foi encontrado em um armário dentro de uma lata. Em um papel, ela escreveu o que gostaria que fosse feito.

Seguindo às vontades da mulher, somente 5 mil dólares ficariam com seu primo, posteriormente, o homem conseguiu um aumento nessa quantia, concedido depois de um tribunal. O restante da fortuna, cerca de 1.388 milhões de dólares, foi destinado a 64 diferentes instituições. Na lista estão: faculdades, igrejas, hospitais e locais de apoio para pessoas carentes. Além disso, Wilks ainda doou 3 milhões de dólares para o corpo de bombeiros de Nova York, tornando-se um marco para o batalhão.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Bilionários, de Ricardo Geromel (2015) - https://amzn.to/3f61KUf

Bill Gates: The Man Behind Microsoft, por JR MacGregor (2017) - https://amzn.to/2VdKumR

Bill Gates - O Nerd Bilionário, por Leia Negócios (2019) - https://amzn.to/3e5tyHH

The Four: The Hidden DNA of Amazon, Apple, Facebook, and Google (English Edition), Scott Galloway (2017) - https://amzn.to/2tqNAtT

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W