Imagem promocional do filme - Divulgação
Casa Gucci

Luxo, assassinato e briga de egos: 5 motivos para assistir Casa Gucci

Casa Gucci estreou essa semana nas telonas brasileiras e já é um dos assuntos mas comentados das redes sociais

Fabio Previdelli Publicado em 27/11/2021, às 00h00

Casa Gucci’ chegou aos cinemas brasileiros nos últimos dias, mas o longa dirigido por Ridley Scott, baseado na obra homônima de Sara Gay Forden, publicada pela Editora Seoman, parece ter dominado os assuntos mais comentados nas redes sociais.

Por isso, nós da equipe do site Aventuras na História separamos 5 motivos pelos quais você deveria assistir o longa que narra o relacionamento entre Maurizio Gucci (Adam Driver), herdeiro de uma das maiores marcas do mundo, e da socialite Patrizia Reggiani (Lady Gaga).

Confira nossa lista!

1. Lady Gaga merece o Oscar?

Em ‘Nasce Uma Estrela’, Lady Gaga ganhou uma estatueta do Oscar na categoria Melhor Canção Original, pelo single “Shallow”, que canta ao lado de Bradley Cooper no filme de 2018. Porém, em ‘Casa Gucci’, não seria nenhum absurdo se a cantora sonhasse com voos maiores. 

Acabei de ver o filme da atriz que vai ganhar o Oscar do próximo ano... Ela se chama Stefani Joanne Angelina Germanotta, aliás, Lady Gaga. O filme é "Casa Gucci". O diretor é um dos meus preferidos: Ridley Scott, 83 anos e em plena atividade. E nele Lady Gaga está arrasadora. pic.twitter.com/4K6rsILo38

— aguinaldo silva (@aguinaldaosilva) November 25, 2021

Na produção de Ridley Scott, Gaga não só se destaca, como também dita o ritmo da narrativa, dominando as telonas toda vez que sua personagem entra em cena. Maurizio Gucci é verdadeiro herdeiro da grife, mas, no filme, o glamour é todo de Patrizia Reggiani.


2. Caracterização arrasadora

Quando o elenco de ‘Casa Gucci’ foi divulgado, muito se questionou como Jared Leto se encaixaria na trama. Para os que não sabiam do casting, ler o nome do cantor/ator nos créditos do filme é algo surpreendente.

Meu deus rdt como sou burro eu sempre me perguntava pq ele não tava na capa do filme com o outros pic.twitter.com/ZEq0SHjBU7

— ajo (@souj0ze) November 19, 2021

Afinal, é inegável dizer: Leto está irreconhecível como Paolo Gucci, primo de Maurizio que é visto pelos Gucci como uma pessoa meio cafona e um completo “idiota”.


3. Figurino impecável

A Gucci sempre foi um sinônimo de elegância e sofisticação. Todo o luxo e status da marca foi retratado com maestria no longa. A produção nos mostra quase 30 anos da história da família, o que é muito bem caracterizado por figurinos glamourosos e pelos cortes de cabelo, por exemplo, que nos situam muito bem entre os anos 1970 e 1990.

Novas fotos promocionais de Lady Gaga em #CasaGucci pic.twitter.com/Wdmte4qkAI

— RDT Lady Gaga (@RDTLadyGaga) November 25, 2021

4. Alívio cômico

Em ‘Casa Gucci’ a representação dos personagens é feita através de uma estética chamada ‘camp’, que consiste em a uma interpretação exagerada e/ou mais teatralizada que, de certa forma, ridiculariza tal situação. 

Jared Leto inventou um novo tipo de atuação em CASA GUCCI: completamente ridículo e terrível em cena, mas ao mesmo tempo extremamente carismático e engraçado. Elevou o aproveitamento em 200%.

E gostei bastante do filme, da-lhe Ridley Scott!! #HouseOfGucci pic.twitter.com/N0AsMra16w

— Lucas Nascimento (@LucasFilmes) November 25, 2021

No filme, essa sátira à família de grife que vive de aparências pode ser vista em diversas cenas cômicas, onde é praticamente impossível não dar uma risadinha. Nesse ponto, Leto e Gaga, muitas vezes desprezados pela 'linha real' dos Gucci, são reis como poucos.


5. Um crime histórico sempre vale a pena ser contado

Hoje conceituada como uma das maiores grifes do mundo, a Gucci já viveu momentos de incerteza, principalmente após o assassinato de Maurizio, em 1995. Porém, apesar do chocante assassinato, nem todos sabiam dessa história. Jared Leto que o diga.

Filmes autobiográficos (exceto os de crime em grande escala) não são tãão empolgantes assim.
Mas o filme é mto bom, explica bem o contexto, expressa bem seus altos e baixos.
Gaga é impecável no personagem, se entregou totalmente. #HouseOfGucci #Casagucci

— J A R D E S O N (@jardesonof) November 26, 2021

Apesar do longa narrar muito mais a relação entre Maurizio e Patrizia, e não se aprofundar no crime em si, a narrativa é interessantíssima para quem deseja entender mais o contexto de um dos crimes mais chocantes da História.

Antes de tudo!

Antes do crime que escandalizou a marca de luxo, a Gucci coleciona momentos curiosos. Abaixo, você confere a história da fundação da companhia através da animação: 'Cavalos, cânhamo e escândalo: Como foi fundada a Gucci', feita pelo site Aventuras na História em colaboração com a especialista em História da moda, Laura Wie, e a Openthedoor Estúdio de Animação.

Confira o vídeo abaixo!


+Saiba mais sobre o assunto através de grandes obras disponíveis na Amazon:

Casa Gucci: Uma história de glamour, ganância, loucura e morte, de Sara Gay Forden (2021) - https://amzn.to/3FHcJjk

Little Book of Gucci: The Story of the Iconic Fashion House: 7, de Karen Homer (2020) - https://amzn.to/2ZnvE3j

Gucci: A successful dynasty as recounted by a real Gucci, de Patrizia Gucci (eBook) - https://amzn.to/3xlcnMm

Tom Ford, de Anna Wintour (2004) - https://amzn.to/32shS0l

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

Cinema Crime assassinato interpretação Amazon casa gucci Moda com História 5 motivos

Leia também

Neta preferida do príncipe Philip recebeu presentes e tarefa especiais do avô


História da moda: Série sobre o fundador da Dior estreia hoje


Nova espécie de iguana com língua laranja é descoberta na China


A curiosa tradição que faz a Família Real usar uma balança no Natal


Titanic: Cardápio raro da primeira classe é vendido por R$ 500 mil


Marilyn Monroe foi agredida após icônica cena do vestido branco, mostra documentário