Curiosidades » Cinema

5 documentários recentes na Netflix para ver neste domingo (6)

De ciência a true crime, confira nossas sugestões de produções interessantes na plataforma

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 06/06/2021, às 07h00

Elvis Presley, um buraco negro, Crystal Theobald e David Berkowitz
Elvis Presley, um buraco negro, Crystal Theobald e David Berkowitz - Getty Images/Pixabay/Netflix/Wikimedia Commons

A Netflix continua aumentando seu catálogo de séries, filmes e documentários impressionantes. Recentemente, inúmeras produções com temas notáveis foram adicionadas à plataforma de streaming.

Nesse mar de opções, a Aventuras na História separou 5 documentários que tratam de assuntos diferentes, mas que têm em comum o fato de serem extremamente interessantes. Com opções que agradam a gregos e troianos, confira nossas dicas!

1. Elvis Presley: The Searcher

Embora tenha sido produzido em 2018, o documentário ‘Elvis Presley: The Searcher’ foi adicionado à Netflix na última semana. Dividida em dois episódios, de 108 e 97 minutos respectivamente, a série documental conta novos detalhes sobre a trajetória do Rei do Rock.

Para contar essa história, os produtores contaram com imagens de arquivo raras e entrevistas com amigos do cantor, diretores, artistas, jornalistas e inúmeras pessoas que colaboraram para a carreira de Elvis.


2. Buracos Negros: No Limite do Conhecimento

Ainda existem muitos mistérios na ciência. Um exemplo disso são os buracos negros, que intrigam pesquisadores ainda hoje. O documentário, que chegou à plataforma de streaming recentemente, relata a trajetória de cientistas que têm como objetivo fazer o primeiro registro de um buraco negro.

Dirigida por Peter Galison, a produção tem 1h 39 min de duração que conseguem te instigar a entender mais sobre o impressionante fenômeno. O time de especialistas explora os “limites do conhecimento do Universo”, como diz a descrição da Netflix.


3. Os Filhos de Sam

A série documental produzida pela Netflix conta um lado novo da história do serial killer David Berkowitz, também conhecido como “Filho de Sam”. O diretor Joshua Zeman transforma em documentário a hipótese de que o assassino não agia sozinho, mas sim com uma seita satânica.

Contando com quatro episódios, cada um com duração de mais ou menos uma hora, a produção traz detalhes sobre a investigação realizada pelo jornalista Maury Terry, que passou anos apurando informações sobre os crimes cometidos. 


4. Por que você me matou?

Em fevereiro de 2006, Crystal Theobald foi assassinada dentro de um carro na Califórnia, nos Estados Unidos, por uma gangue. Buscando justiça, a mãe da vítima criou perfis falsos na rede social MySpace para tentar encontrar os culpados pelo crime.

O documentário de 1h 23 min conta a trajetória da família que não aceita a morte da jovem de 24 anos e, em algum momento, mistura esse sentimento com o de vingança durante as investigações sobre o assasinato.


5. Atentados em Londres

Lançado no mês passado na Netflix, ‘Atentados em Londres’ mostra detalhes de investigações realizadas por autoridades britânicas após atentados à bomba que aconteceram em Londres, em 1999, em mais de uma hora de documentário.

Contando com gravações originais do momento do crime, assim como de jornais da época que relataram o episódio, a produção apresenta ainda entrevistas impressionantes, especialmente a de um infiltrado em um grupo de extrema-direita.