Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Brasil

Veja as origens de 5 pratos tradicionais da gastronomia brasileira

Um país extremamente miscigenado culturalmente, nosso Brasil possui vários pratos e ingredientes extremamente preciosos e únicos em sua gastronomia

Marcus Lopes Publicado em 21/04/2024, às 09h00 - Atualizado às 12h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alguns exemplos de componentes importantes da gastronomia brasileira - Fotos por Daniel Dan outsideclick e HANSUAN FABREGAS pelo Pixabay / Imagem de freepik
Alguns exemplos de componentes importantes da gastronomia brasileira - Fotos por Daniel Dan outsideclick e HANSUAN FABREGAS pelo Pixabay / Imagem de freepik

A História do país é uma riqueza que se coloca à mesa. No caso brasileiro, trata-se de uma mesa bem farta. Em 1967, o historiador, escritor e folclorista potiguar Câmara Cascudo lançava o colossal 'História da Alimentação no Brasil', um dos maiores e mais completos tratados sobre a importância da comida no país, do ponto de vista histórico, gastronômico, social e cultural.

Quase 60 anos depois, a jornalista Roberta Malta Saldanha segue a receita do mestre potiguar com o lançamento de 'Culinária Brasileira, Muito Prazer' (Editora Senac). Em mais de 600 páginas, Saldanha apresenta amplo estudo sobre a trajetória histórica da alimentação, além da influência da culinária no processo de formação da identidade cultural em todas as regiões brasileiras.

Para compor a nova obra, a autora paulista busca referências em outros estudiosos respeitados que também recorreram às panelas e ao fogão como ferramentas essenciais para entender a formação e o cotidiano do povo brasileiro ao longo dos séculos. Entre eles, o próprio Câmara Cascudo e o sociólogo e cientista político pernambucano Gilberto Freyre, autor de 'Casa Grande & Senzala'.

“Nosso país se mostra de forma nítida e profunda por meio da sua alimentação, entendida também como um importante signo da identidade nacional brasileira. O povo brasileiro se estabelece, culturalmente, através de seus hábitos alimentares e pela trajetória destes hábitos no tempo e no espaço geográfico”, afirma Daliana Cascudo, neta do folclorista e que assina o prefácio de 'Culinária Brasileira, Muito Prazer'. Repleto de histórias saborosas que contam origens de alimentos e ingredientes, o livro também traz episódios pouco conhecidos relacionados às tradições culinárias.

+ A curiosa origem do brigadeiro, a sobremesa mais popular do Brasil

A cidade gaúcha de Pelotas, por exemplo, tornou-se referência na fabricação de doces finos. E a explicação histórica para isso é simples: até o fim do Império, Pelotas exportava muito charque, principal alimento dos escravizados, para o Nordeste, e importava o açúcar que era produzido lá.

A célebre comida mineira, a rigor, na verdade, é paulista, pois foi introduzida pelos bandeirantes durante o ciclo do ouro ocorrido em Minas Gerais, no século 18. Sem contar o número de pratos em homenagem a personalidades históricas, como o Pudim Getúlio Vargas, doce típico da região Sul, e a Gelatina Rei Alberto, criada em 1920 por ocasião da visita do rei Alberto, da Bélgica, ao Brasil.

Era uma das sobremesas preferidas do ex-presidente Getúlio Vargas. “Roberta passeia pelo Brasil abordando, com uma prosa ágil e acessível, toda a diversidade de nossa cultura culinária, indicativo ímpar da formação da sociedade brasileira e dos costumes que nos caracterizam como povo único”, completa a neta de Cascudo.

Getúlio Vargas e o rei Alberto I da Bélgica / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Dividida por regiões – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul –, a obra apresenta seu toque contemporâneo por meio de receitas típicas de cada região em leituras assinadas por chefs famosos, como Bel Coelho, Emmanuel Bassoleil e Helena Rizzo.

“Falar sobre a alimentação de um país é fazer uma viagem pela sua história através do paladar”, diz Saldanha, que assina outros livros sobre o tema, entre eles um que conta a história do vinho no Brasil. Em 'Vinho Brasileiro, Muito Prazer' (Editora Senac), a autora conta passagens curiosas sobre a bebida. Entre elas, o fato de que as experiências nacionais bem-sucedidas com vinhedos e vinhos ocorreu pelas mãos do colonizador português Brás Cubas, ainda no século 16, em terras que lhe pertenciam e que hoje formam a região do bairro do Tatuapé, em São Paulo.

+ O singular doce que conquistou Dom Pedro II, o último imperador

Confira a seguir a história de 5 pratos e elementos tradicionais da gastronomia brasileira:

1. Caipirinha

Caipirinha / Crédito: Foto por HANSUAN FABREGAS pelo Pixabay

Há muitas versões para a origem da caipirinha, inclusive de que a bebida teria nascido na época da Gripe Espanhola (1918-1920), a partir de um remédio caseiro que misturava cachaça, mel e limão.

No livro 'Culinária Brasileira, Muito Prazer', a certidão de nascimento da bebida é creditada a Piracicaba, no interior de São Paulo – daí o nome “caipirinha” –, e alçada ao sucesso durante a Semana de Arte Moderna de 1922, quando foi servida como drinque oficial do evento que sacudiu a cultura brasileira na primeira metade do século 20.


2. Arroz-doce

Arroz-doce / Crédito: Foto por Nrs_Kitchen pelo Pixabay

Também conhecido como “arroz de leite” ou “arroz com leite”, chegou ao Brasil com os portugueses que, por sua vez, receberam dos árabes durante a invasão da Península Ibérica, no século 8.

No Brasil, é um prato obrigatório em praticamente todas as festividades, em especial as religiosas. Daí teria nascido a expressão “arroz de festa” para os festeiros que não perdem um evento.


3. Rapadura

Rapadura / Crédito: Imagem de freepik

A origem da rapadura, um dos primeiros, senão o primeiro doce brasileiro, é remetida aos engenhos de açúcar criados no período da colonização brasileira e que durante muito tempo exerceram o papel de motor econômico do Brasil Colônia. Durante o processo de fabricação do açúcar, “raspas duras” eram tiradas das paredes dos tachos.


4. Coxinha

Coxinha / Crédito: Imagem de freepik

Reza a lenda que o salgado com a cara do Brasil tem origem nobre. Uma das cozinheiras imperiais inventou a receita para um dos filhos da princesa Isabel, que adorava coxas de galinha.

+ As histórias por trás da origem da coxinha

Mas antigos livros de receitas portugueses do século 18 já registram preparos de coxas de galinhas novas empanadas e fritas. Em 1844, um cozinheiro francês já ensinava a fazer o seu croquete de frango em formato de pera, a versão mais próxima da origem da coxinha como conhecemos.


5. Mandioca

Mandioca / Crédito: Imagem de freepik

Chamada de “rainha do Brasil” pelo historiador Câmara Cascudo, a mandioca é a base da alimentação indígena. Também conhecida como aipim ou macaxeira, conforme a região onde é plantada e consumida, a mandioca é utilizada como ingrediente em diversos pratos e bebidas, da tradicional tapioca ao bolo de aipim.