Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Star Wars

A inspiração inesperada para o personagem Yoda, de Star Wars

Artista de efeitos especiais se inspirou em personagem histórico para criar o Grão-Mestre Jedi: 'Tenho que fazê-lo parecer inteligente'

Fabio Previdelli

por Fabio Previdelli

fprevidelli_colab@caras.com.br

Publicado em 13/08/2023, às 18h00 - Atualizado em 13/09/2023, às 20h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mestre Yoda e personagem que inspirou sua aparência - Lucasfilm e Domínio Público
Mestre Yoda e personagem que inspirou sua aparência - Lucasfilm e Domínio Público

O Grã-Mestre da Ordem Jedi, Yoda, é, sem dúvida alguma, um dos personagens mais amados da franquia Star Wars — que por sua vez é uma das maiores de toda a indústria cinematográfica. 

+ Star Wars: como o caso Watergate e o Terceiro Reich influenciaram a saga?

O 'pequeno' mestre Jedi, de pele verde, voz distinta e orelhas pontudas, também possui uma sabedoria que está muito à frente dos demais. Oferecendo aos fãs da saga conselhos sábios:

Tamanho não importa. Olhe para mim. Julga pelo tamanho a mim? Hmm? Não? E não deve mesmo. Aliada minha é a Força, e poderosa aliada ela é." 

Yoda transcendeu os filmes para se tornar uma figura instantaneamente reconhecível na cultura popular. Até mesmo aqueles que não estão familiarizados com a franquia são capazes de se 'encantar' com sua aparência única. 

Pensando bem, sua face não é tão única assim. Afinal, o lendário personagem foi inspirado em uma figura famosa da história. Consegue reconhecê-la, jovem padawan?

O sucesso

Desde que estreou nos cinemas em 1977, como Episódio IV: Uma Nova Esperança, a franquia Star Wars já lançou mais de uma dezena de filmes — nove apenas de suas três trilogias principais. 

No total, a obra de George Lucas arrecadou 5 bilhões de dólares apenas nos Estados Unidos — globalmente são mais de 10,3 bilhões em bilheterias, segundo o portal The Numbers. 

Yoda ao lado de Luke Skywalker/ Crédito: Lucasfilm 

Além dos enredos memoráveis, trilha sonora arrebatadora e cenas que entraram para a história do cinema, os personagens da franquia também contribuíram para a popularidade da saga, seja pelo temível Darth Vader, os atrapalhados R2-D2 e C-3PO ou o mercenário Han Solo

+ Star Wars: Roteirista afirma que Luke e Han Solo “flertaram na Millennium Falcon”

Isso acontece também com o enrugado mestre Jedi Yoda, que esbanja sabedoria por seus quase 900 anos, responsável por instruir o impulsivo e impaciente Luke Skywalker: "Em um lugar escuro nos encontramos, e um pouco mais de conhecimento ilumina nosso caminho"

Membro de uma espécie desconhecida, Yoda apareceu pela primeira vez nas telonas em 1980, em 'Star Wars: Episódio V – O Império Contra-Ataca'. Mas o que poucos sabem é em quem sua aparência foi inspirada!

A aparência

Para criar a aparência de Yoda, Stuart Freeborn, artista de efeitos especiais e supervisor de maquiagem de Star Wars, não precisou ir muito longe. Na verdade, ele só teve que 'erguer a cabeça'. 

Até então, o conceito para a aparência do Grão-Mestre Jedi era descrito como "um cruzamento entre Yoda e Grilo Falante", mas a feição do personagem mudou com as ideias de Stuart, que decidiu manter as orelhas pontudas, mas voltou para a placa de escultura para criar o rosto de Yoda.

"Olhei no espelho e pensei: 'Bem, talvez haja algo um pouco divertido no meu rosto'. Então eu modelei algo de mim mesmo. Agora tenho que fazê-lo parecer inteligente", repercutiu o portal Bold Entrance.

O mestre Yoda/ Crédito: Lucasfilm 

Desta forma, explica Nick Maley, maquiador de efeitos especiais responsável pelo Yoda, em entrevista ao CineSecrets, Freeborn também modelou o personagem a partir de uma foto de Albert Einstein que ele tinha pendurada na parede de seu escritório. 

Uma foto de Einstein acabou na parede atrás das esculturas de Yoda e as rugas ao redor dos olhos de Einstein de alguma forma foram trabalhadas no design de Yoda", explica. 

"No decorrer desse processo evolutivo, Yoda lentamente mudou de um personagem comparativamente animado, alto, magro e gafanhoto para o velho gnomo sábio e espirituoso que todos nós conhecemos hoje", prossegue. 

Frank Oz, responsável por manejar a marionete e interpretar a voz de Yoda, também teve influência nesse processo, descreve Maley: "A etapa final dessa transformação foi a insistência de Frank de que o boneco não deveria ter queixo encaixado". 

"Isso permitiu a ele mais liberdade de expressão como um marionetista, mas também significou que a pele ficava solta abaixo das bochechas e isso deu a Yoda uma aparência mais velha, sem queixo, que é bem diferente dos desenhos que Ralph [McQuarrie] fez", finalizou. 

Além de uma aparência familiar ao redor dos olhos, Yoda também ganhou as rugas e lábio superior de Einstein. A dupla também possui comparações óbvias devido ao conhecimento que transmitiram ao universo. 

Yoda e Albert Einstein/ Crédito: Lucasfilms e Domínio Público

Ao ajustar o modelo imaginado pelo designer Ralph McQuarrie, Stuart Freeborn acabou criando um ícone da história do cinema e da cultura pop. Se o próprio Yoda tivesse que lhe dar um conselho antes de seu sucesso estrondoso, certamente diria: "Faça ou não faça. Tentativa não há.