Desde julho, uma vacina experimental contra o novo coronavírus é aplicada em trabalhadores considerados essenciais na China, segundo revelou o diretor da Comissão Nacional de Saúde do país, Zheng Zhongwei. A informação é do site do jornal britânico The Independent

Zhongwei fez o anúncio sobre a vacinação à televisão estatal chinesa, CCTV, e afirmou que estava “de acordo com a lei" vacinar trabalhadores de alto risco desde a aprovação, em 22 de julho, das vacinas de “uso experimental”.

O diretor do órgão de saúde chinês ainda não disse qual protótipo de vacina foi testado ou quantos trabalhadores receberam as doses, de acordo com a mídia local South China Morning Post. “A maioria dos casos na China agora são importados, então as autoridades da 'linha de fronteira' são um grupo de alto risco”, afirmou Zhongwei. 

Ainda segundo o porta-voz, o programa de vacinação experimental pode ser expandido para tentar prevenir surtos durante o outono e inverno chinês. Para se ter uma ideia, quatro das sete vacinas do mundo que se encontram na terceira fase — que abrange testes clínicos — são chinesas. A mais famosa delas é a CoronaVac, da empresa Sinovac Biotech.