Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Testeira

Cinco filmes que chegam na Netflix em dezembro

Quais são as obras cinematográficas que são dignas de maratona no mês do Papai Noel? Vem comigo!

Redação Publicado em 10/12/2022, às 12h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estreias da Netflix em dezembro - Divulgação/Netflix
Estreias da Netflix em dezembro - Divulgação/Netflix

A Netflix cada vez mais mostra para quê veio. Se alguém não consegue assistir nada por lá, é simplesmente pelo fato de haver tantas opções, que a pipoca acaba antes de escolher o que vai ver.

Mas, em dezembro, temos cinco dicas de lançamento certeiras para maratonar enquanto a pessoa eleita a cozinheira da vez faz aquelas comidas incríveis que comemos durante o mês, ou mesmo aquele panetone que se espera o ano inteiro.

1. 'Pinóquio por Guillermo del Toro' (Já disponível)

Primeiro quero lembrar que Guilhermo Del Toro dirigiu algumas obras memoráveis como ‘Labirinto de Fauno’ (2006), ‘A Forma da Água’ (2017) — longa que levou quatro estatuetas do Oscar em 2018 —, ‘Hobbit’ (2012, 2013 e 2014), entre outras que foram sucessos em muitos países. Dito isso, esperar uma recriação de Pinóquio é muito relevante para as releituras que tomam conta das telas há alguns anos.

O longa, que estreou na plataforma na última sexta-feira,9, é a visão de Del Toro de uma das histórias mais instrutivas de Carlo Collodi, de 1883, que, inclusive, é até hoje muito contada pelos pais para que as crianças não mintam.

Cena de 'Pinóquio por Guillermo del Toro' / Crédito: Divulgação/Netflix

O cineasta deixou claro que não é uma produção feita para crianças, apesar de estar liberada para que assistam. Isso porque é uma versão sombria, com retoques de uma amostragem política da Itália dos anos 30 e 40. Ainda, mostra o menino de madeira um pouco mais curioso e subversivo. No fim, o que Del Toro quer passar é que, apesar dele ser um boneco, o restante do mundo que é uma marionete.


2. 'Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades' (16 de dezembro)

Alejandro González Iñárritu chega à Netflix com uma história de um aclamado jornalista que enfrenta seus dramas pessoais após voltar ao seu país, que também está passando por profundas transformações sociais. O longa foi aplaudido no Festival de Veneza e concorreu à Palma de Ouro.

Cena de 'Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades'/ Crédito: Divulgação/ Netflix

Iñárritu é conhecido por suas produções como ‘O Regresso’ (2015), ‘Babel’ (2016) e ‘Birdman’ (2014), ou seja, o drama é exatamente sua praia. As restruturações dos personagens e lugares onde vivem, e o embate com o próprio eu e os acontecimentos ao redor, de fato precisam de um toque sensível para que aconteça.

Portanto, com esse currículo, 'Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades', que estreia no dia 16 de dezembro, tem grandes chances de surpreender as pessoas.


3. 'O Cangaceiro do Futuro' (25 de dezembro)

Na manhã de Natal já é possível ver a série que é dirigida por Halder Gomes, já bem conceituado por suas comédias bem brasileiras como ‘Cine Holliúdy (2012 e 2018), ‘Cabra da Peste’ (2021) e 'O Shaolin do Sertão' (2016 e 2019).

Sua veia cômica é parecida um pouco com as famosas chanchadas dos anos 30 e 50. Neste novo filme, ele apresenta um típico mau caráter que quer se dar bem em tudo, mas seus perrengues na grande metrópoles de São Paulo o atrapalham um pouco de concretizar o seu sonho: voltar rico ao seu berço, o Nordeste.

Cena de 'O Cangaceiro do Futuro'/ Crédito: Divulgação/ Netflix

Claro que para complementar a história, ele é muito parecido com o verdadeiro Lampião, e após tomar uma pancada na cabeça, faz uma viagem no tempo e vai parar no meio do cangaço, sendo perseguido como o verdadeiro procurado nordestino.


4. 'The Witcher: A Origem' (25 de dezembro)

Para aqueles que gostam de um pouco mais de ação e, claro, produções de bruxa, ‘The Witcher: A Origem’, derivada da série ‘The Witcher’, terá quatro episódios e estreia também na manhã natalina. A série original da Netflix foi criada por Declan De Barra, músico e roteirista irlandês.

Cena de 'The Witcher: A Origem'/ Crédito: Divulgação/ Netflix

Ambientada dois mil anos antes da primeira série, a produção contará a história do primeiro bruxo na face da terra, Geralt de Rívia, com direito até a elfos. O que podemos nos aprofundar na história é que ela é baseada em mitologias eslavas, que fazem parte do Panteão, que são todos os seres como divindades, espíritos e criaturas mitológicas da região.

Geralt está presente em muitos livros, filmes e videogames. A sua primeira aparição foi no conto Wiedźmin, do escritor polonês Andrzej Sapkowski.


'Matilda: O Musical' (25 de dezembro)

Este é um musical repaginado, da garota que consegue mudar o curso de sua vida por ser um gênio. Conhecemos essa pequena espertinha na primeira versão de 1996, que não era por música, um filme comum mesmo, mas que conquistou as tardes de muitas crianças.

Cena de 'Matilda: O Musical'/ Crédito: Divulgação/ Netflix

Há tempos que se especulam a produção de Matilda 2, mas por enquanto ficamos com uma releitura em forma de musical. E quem fica por conta da direção da nova versão é Matthew Warchus, conhecido por ‘Pride’ (2015) e ‘Simpático’ (2000).

Este lançamento da Netflix, também acontece no dia 25 dezembro, ou seja, temos muito o que ver enquanto abrimos presentes e nos deliciamos com as famosas sobras do Natal.


Sobre o cineasta

O cineasta brasileiro Daniel Bydlowski é membro do Directors Guild of America e artista de realidade virtual. Faz parte do júri de festivais internacionais de cinema e pesquisa temas relacionados às novas tecnologias de mídia, como a realidade virtual e o future do cinema. Daniel também tenta conscientizar as pessoas com questões sociais ligadas à saúde, educação e bullying nas escolas.

É mestre pela University of Southern California (USC), considerada a melhor faculdade de cinema dos Estados Unidos. Atualmente, cursa doutorado na University of California, em Santa Barbara, nos Estados Unidos.