Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Titanic

Noite de 'alucinações': O mistério dos bastidores de Titanic que não foi solucionado

Reta final das gravações de Titanic contou com um fato inesperado para os atores do filme

Thiago Lincolins Publicado em 04/07/2023, às 11h30 - Atualizado às 11h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme Titanic - Divulgação
Cena do filme Titanic - Divulgação

Lançado em 1997, o filme Titanic é, sem dúvidas, um dos mais icônicos da História. Destaque na carreira de James Cameron, o filme mistura fato e ficção ao relembrar a tragédia do navio que colidiu com um iceberg em 1912 e naufragou no Oceano Atlântico. 

Retratando a fictícia história de um casal que tem o amor proibido interrompido pela tragédia da embarcação, o filme se consagrou como um dos mais importantes para quem ama o assunto cinema. E de tão ilustre, Titanic carrega inúmeros fatos curiosos a respeito dos bastidores.

Uma dessas histórias aconteceu já na reta final das gravações, especificamente, na última semana. Acontece que o elenco passou por uma noite de 'alucinações', responsável por levar muitos para o hospital. Mas por que isso aconteceu? 

Conforme registrado pela Vice e Vanity Fair, os bastidores do filme foram marcados pelo envenenamento de uma sopa com PCP (fenciclidina). O episódio aconteceu no Canadá, pouco antes do elenco viajar até o México. Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, que não tinham cenas para gravar naquele momento, acabaram escapando do episódio insólito. 

A sopa em questão fora feito com ostras e servida em um jantar que contava com outras opções no cardápio. Como consequência do PCP, 60 pessoas passaram por diferentes efeitos. James Cameron, por exemplo, disse que se afastou do set para vomitar, no entanto, não encontrou ninguém ao retornar.

Já o ator Bill Paxton presenciou muito do que aconteceu naquele momento: "algumas pessoas rindo, outras chorando, enquanto algumas vomitando". Levados até um hospital, eles foram deixados em 'cubículos', de acordo com Marilyn McAvoy, que trablhou na cenografia. 

Com todos no hospital, foram colocados em "cubículos," conforme descrito por Marilyn McAvoy, que trabalhava com a cenografia. A respeito dos efeitos, Marilyn enfatizou que foi um episódio 'caótico'. 

"Todo mundo foi parar na porta do hospital à 1 da manhã. Eles não sabiam o que fazer com a gente. A situação era bem caótica. Algumas pessoas estavam passando realmente mal. Acho que quem tinha mais experiências com drogas estava tendo flashbacks e bad trips," explicou.

E se engana quem imagina que a 'alucinação' chegou ao fim quando os atores chegaram no hospital. Marilyn disse que todos estavam 'cheios de energia'. 

"Ninguém queria ficar nos cubículos. Todo mundo estava nos corredores ou pulando nos cubículos das outras pessoas. A gente estava cheio de energia. Algumas pessoas pegaram cadeiras de roda e começaram a correr pelos corredores", relembrou ela. 

O mistério

Vale ressaltar que o responsável por drogar o elenco não foi identificado até hoje, o que representa um dos grandes mistérios dos bastidores de Titanic. A polícia não chegou a uma conclusão em 2 anos e meio de investigação, afinal, existia uma falta de suspeitos.

Cena do filme 'Titanic' /Crédito: Divulgação

Chama atenção que, no dia anterior ao envenenamento, um dos integrantes da equipe teve problemas com profissionais do bufê, o que despertou uma suspeita em Cameron. 

"Demitimos um integrante da equipe no dia anterior porque ele estava criando problemas com outras pessoas do bufê. Então, acreditamos que o envenenamento foi o plano desse idiota para se vingar dos colegas, os quais, obviamente, demitimos no dia seguinte. O plano dele funcionou", destacou o diretor.