Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / 'Xógum: A Gloriosa Saga do Japão'

'Xógum: A Gloriosa Saga do Japão': A série é baseada em uma história real?

Novo drama histórico da FX, 'Xógum: A Gloriosa Saga do Japão' acompanha a tensa era de disputas pelos senhores de guerra do Japão, e o navegador inglês John Blackthorne

Éric Moreira Publicado em 09/03/2024, às 15h00 - Atualizado em 11/03/2024, às 16h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de 'Xógum: A Gloriosa Saga do Japão' - Divulgação/FX
Imagem promocional de 'Xógum: A Gloriosa Saga do Japão' - Divulgação/FX

Atualmente em seu terceiro episódio, a série 'Xógum: A Gloriosa Saga do Japão', chama atenção do público fascinado por História. Produzida pela FX, pode ser conferida no streaming através do Disney+ e Star+, com episódios inéditos às terças.

A produção compreende uma dramatização histórica ambientada no Japão feudal, quando os samurais ainda detinham o poder, disputavam por cada vez mais influência, e a morte era preferível à desonra.

Embora ambientada num período histórico e uma região bastante isolada, o Japão feudal, a produção se inicia com navegador inglês John Blackthorne (interpretado por Cosmo Jarvis).

Ele sobrevive a uma viagem extrema de dois anos, até que chega à costa japonesa, e, de repente, se vê inserido em uma cultura completamente diferente, em meio a um clima de tensão crescente entre os xóguns, os senhores da guerra mais poderosos da época, ao pé de travar uma guerra civil.

Esse cenário conturbado surgiu depois que o governante do Japão, o 'taiko', faleceu, deixando como único herdeiro um garoto de apenas sete anos. Então, um conselho de cinco grandes regentes são os responsáveis por governar até que a criança atinja a maioridade — mas ,eles acabam disputando poder entre si.

O mais proeminente desses cinco homens, Yoshii Toranaga (interpretado magistralmente por Hiroyuki Sanada), um temido guerreiro de antiga linhagem familiar, é acusado de querer usurpar o poder do herdeiro. Porém, isso não passa de uma conspiração criada por seu principal rival, o Lord Ishido (Takehiro Hira), que pretende levá-lo ao impeachment e ao eventual suicídio forçado — o seppuku.

+ Seppuku, o ritual de autocídio do Japão feudal

Porém, a chegada de Blackthorne é vista por Toranaga como uma oportunidade não só de lutar contra seus adversários, mas também contra a única e poderosa nação europeia na região: os portugueses, que detinham o monopólio do comércio e exerciam, assim, poder político a favor dos xóguns que se convertessem ao cristianismo; e, em paralelo, pretendiam condenar Blackthorne como um pirata.

De fato, a narrativa se enquadra em um contexto histórico bastante específico e fechado do Japão, com acontecimentos cada vez mais tensos e inusitados. Como consequência, fica a dúvida: 'Xógum: A Gloriosa Saga do Japão' é baseado em uma história real? 

+ A história real por trás do filme 'O Último Samurai'

Personagens

A nova série é inspirada no romance de ficção histórica 'Shōgun', lançado em 1975 e escrito por James Clavell. No entanto, embora seja um romance de ficção, seus personagens são vagamente inspirados em eventos e figuras reais.

Os maiores pontos da trama relacionados se relacionam com eventos da história japonesa. Ou seja, a série é vagamente inspirada na realidade.

Segundo o site History Extra, o próprio Clavell revelou que seu romance teria sido inspirado em uma única linha de um livro escolar de sua filha: "Em 1600, um inglês foi para o Japão e tornou-se samurai". Esse inglês, que inspirou a criação de John Blackthorne, se chamava William Adams.

+ Yasuke: O samurai negro que ganhou fama de guerreiro indestrutível

John Blackthorne em 'Xógum' / Crédito: Divulgação/FX

Adams era um piloto naval que sobreviveu a um naufrágio, e chegou ao Japão à beira de seu fim. Porém, o que ele não imaginaria é que, além de sobreviver, viria a se tornar um homem de confiança de um poderoso xógum — que, por sua vez, seria a inspiração para Yoshii Toranaga — chamado Tokugawa Ieyasu.

Ieyasu, vale mencionar, foi um líder militar proeminente que lugou contra seus colegas regentes e outros senhores da guerra, se tornando tão poderoso ao ponto de conseguir ser, de fato, um novo governante do Japão. Além dele, outros personagens recorrentes na série também são inspirados em líderes e inimigos de Ieyasu da realidade — como o Lord Ishido, inspirado em Ishida Mitsunari.

+ Ieyasu Tokugawa: O senhor da guerra

Quando William Adams chegou à costa japonesa, ele foi levado até Tokugawa Ieyasu, que reconheceu sua ampla experiência em navegação e construção naval, e fez dele um de seus conselheiros de maior confiança, principalmente quando se tratava do comércio e relações diplomáticas entre Japão e outras potências europeias.

Hiroyuki Sanada como Yoshii Toranaga em 'Xógum: A Gloriosa Saga do Japão' / Crédito: Divulgação/FX

Segundo Frederick Cryns, consultor histórico da série, em entrevista ao podcast HistoryExtra, o período descrito em 'Xógun' se passa pouco antes da batalha de Sekigahara, que seria travada meio ano depois da chegada de Adams ao Japão. Além de Toranaga e Blackthorne, outra personagem importante na série é Mariko, inspirada em Hosokawa Gracia, que na série é, para o consultor, a chave para conectar todos os três centros.

No entanto, a verdade é que os três personagens não interagiram exatamente conforme representado em tela. Por exemplo, enquanto grande parte das intrigas políticas da série se desenrolavam na vida real, na verdade, William Adams estava em Uraga, um pequeno porto perto de onde hoje está Tóquio, e sabia dos acontecimentos apenas de longe.

Mariko (Anna Sawai) em 'Xógum: A Gloriosa Saga do Japão' / Crédito: Divulgação/FX

Por mais que 'Xógum' seja inspirada em alguns personagens históricos do Japão, conta com a licença dramática e cria pontos para conectar os acontecimentos. Ainda assim, é possível identificar determinados períodos em específico e batalhas na produção — com pequenas imprecisões e improbabilidades.