Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Testeira

Uma geração que apresenta déficits que resultarão em um futuro ainda mais incoerente

Fabiano de Abreu: Os evolucionistas são exemplos da própria evolução. Esta é a frase que decidi ser o ponto de partida para o assunto que decidi abordar hoje

Fabiano de Abreu* Publicado em 11/06/2022, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Pixabay

O futuro preocupa-me, ainda mais o futuro das nossas capacidades enquanto seres humanos. Já em 2018 comecei a elaborar alguns estudos em que conclui que o acesso imediato à informação facilitada, que o uso recorrente do mundo virtual nos estava a tirar capacidades o que nos colocaria em risco a nossa espécie ou nos tornaríamos adaptados a uma nova realidade de sobrevivência.

Apesar de tudo, esse é o caminho da humanidade, a adaptação pois sempre fomos sujeitos a inúmeros testes e mudanças! O que nos torna diferenciados é a capacidade de compreender o panorama e agir de acordo com ele. O intelecto é fundamental.

A última região do cérebro a se formar é o lobo frontal, justamente a região da inteligência, diferente das demais espécies, encontramos na lógica uma maneira de sobreviver.

Sendo mais específico ao alvo, o córtex pré-frontal no cérebro revela comportamentos que garantem essa afirmativa perigosa de que estamos regredindo, ou prefiro dizer, elegendo uma nova adaptação que mudará a nossa percepção sobre a vida.

Quem sabe não deixaremos de enxergar a morte como seres humanos e passaremos ao enxergá-la como os demais animais sofrendo menos e perdendo a crença, de forma semântica à religiosa, pela falta do pensamento coerente sobre ela.

O córtex pré-frontal está relacionado com o controle emocional, lógica, tomada de decisão, atenção, coerência, planejamento, reflexão, percepção, entre outros elementos que revelam diretamente ou em conjunto a inteligência.

Pense em cada elemento que coloquei aqui e reflita se as crianças e jovens de hoje estão tendo dificuldades em relação a eles. Aumento de casos de TDAH – Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade, falta de controle emocional com relação a TPD – Transtornos de Personalidade Dramáticos, falta de lógica e coerência, dificuldade no foco atencional, dúvidas para as decisões, imaturidade, falta de planejamento, erros nas reflexões e falta de percepção do óbvio relacionado a lógica, entre outros. 

Cérebro evoluído

Jean-Baptiste de Lamarck (1744-1829) era um cérebro evoluído para a sua época, dando ênfase no que digo sobre os evolucionistas serem exemplos da própria evolução. O naturalista francês disse que as espécies se modificam para adaptar-se, mas regridem, a lei do uso e desuso não estava totalmente correta para tudo, entre as exceções está o cérebro; que quando utilizado se aprimora, quando não utilizado, se atrofia (claro que com nuances não determinadas).

A transmissão dos caracteres adquiridos em vida - se esta geração está menos inteligente - logo a próxima geração virá menos inteligente e isso sucessivamente, moldando um novo tipo de inteligência, sempre tentando prevalecer a sobrevivência ou, quem sabe, extinção. Há também a relação com a epigenética onde os reguladores gênicos, passarão adiante os hábitos em vida até à reprodução, não de forma generalizada. 

Vale então mediante este texto, chamar a atenção para essa cultura das redes sociais que formam comportamentos semânticos que interferem na evolução do cérebro, assim como sensações que alteram a sua anatomia, prejudicando a geração presente e acarretando em consequências futuras.

A mudança dos hábitos e a regulação torna-se prioridade governamental e escolar, não omitindo os pais, mas levando em consideração que a maioria está "contaminado" por esta cultura. Nossa linha cronológica comprovou a necessidade do equilíbrio, mesmo que este tenha que ser regulado por cérebros menos afetados.


* Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues é PhD em Neurociências, Mestre em Psicanálise, Doutor e Mestre em Ciências da Saúde nas áreas de Psicologia e Neurociências com formações também em neuropsicologia, licenciatura em biologia e em história, tecnólogo em antropologia, pós graduado em Programação Neurolinguística, Neuroplasticidade, Inteligência Artificial, Neurociência aplicada à Aprendizagem, Psicologia Existencial Humanista e Fenomenológica, MBA, autorrealização, propósito e sentido, Filosofia, Jornalismo, Programação em Python e formação profissional em Nutrição Clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, diretor da MF Press Global, membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo, nos Estados Unidos. Membro da Mensa International, Intertel e Triple Nine Society (TNS), associações e sociedade de pessoas de alto QI, esta última TNS, a mais restrita do mundo; membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva.