Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Moda com História / Julia Roberts

Como Julia Roberts descobriu não ser uma 'Roberts' genuína

Atriz estadunidense teve desenrolares complicados no passado de sua família

Éric Moreira Publicado em 18/01/2023, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Julia Roberts, renomada atriz estadunidense - Getty Images
Julia Roberts, renomada atriz estadunidense - Getty Images

A atriz norte-americana Julia Roberts recentemente fez uma descoberta que, embora não mude muita coisa na prática em sua vida, com certeza mudou sua percepção genealógica. Isso porque, aparentemente, uma de suas coisas mais conhecidas — seu nome — não condiz com quem ela realmente é: Julia Roberts seria, na verdade, Julia Mitchell.

Estrela de sucessos como 'Uma Linda Mulher' (1990), a atriz participou da nova temporada de 'Finding Your Roots', série documental que começou em 2012, conta com nove temporadas, e é apresentada pelo Dr. Henry Louis Gates Jr.

Na produção, Gates realiza um trabalho de detetive genealógico, e faz um estudo em cima dos antepassados de pessoas famosas — tendo descoberto, anteriormente, que Edward Norton era descendente da verdadeira Pocahontas.

Na edição com Julia Roberts, por sua vez, a atriz descobriu que sempre usou o sobrenome 'Roberts' erroneamente. Segundo o apresentador, seu nome correto seria 'Julia Mitchell'.

A atriz Julia Roberts
A atriz Julia Roberts / Crédito: Getty Images

A história

"A história começa com seu bisavô, John Roberts, e com sua mãe, uma mulher chamada Rhoda Suttle", começa a explicar o Dr. Henry Louis Gates Jr à atriz, em 'Finding Your Roots'. Em resposta imediata, Roberts já afirma que nunca ouviu falar sobre o sobrenome 'Suttle'.

Após observação do censo de 1880, John Pendleton Roberts, bisavô de Julia, foi identificado, vivendo na época no condado de Douglas, na Geórgia, sendo ainda apenas um bebê, que vivia com a mãe, Rhoda Suttle Roberts, e outros três irmãos. No entanto, curiosamente o marido de Rhoda não foi identificado.

"Pesquisando os arquivos do condado da Geórgia, descobrimos que em algum momento da década de 1850, Rhoda se casou com um homem chamado Willis Roberts", prosseguiu Gates. "Julia carrega o sobrenome de Willis. Mas Willis faleceu em 1864, mais de uma década antes de Rhoda dar à luz ao bisavô de Julia, John, levando a uma conclusão inevitável."

Willis Roberts não poderia ser seu bisavô. Ele estava morto", explicou o apresentador à atriz.

Surpresa com a descoberta, Julia logo indagou: "Mas eu não sou uma Roberts?" Então, como não havia nenhum registro que nomeasse o pai de John, bisavô da atriz, uma ferramenta alternativa foi utilizada para descobrir o derradeiro homem: um teste de DNA.

DNA

Para que a investigação de DNA pudesse ser realizada, era necessário que não só uma amostra de Julia Roberts fosse obtida, como também de algum parente que possuísse o descendente misterioso em comum.

"Julia e um dos primos de primeiro grau de seu pai, descendente de John Roberts, concordaram em fazer testes de DNA. Em seguida, comparamos seus resultados com pessoas em bancos de dados disponíveis publicamente, procurando correspondências, na esperança de identificar o pai de John por meio do DNA de seus descendentes", explica o apresentador no programa.

No fim, de fato Julia Roberts e seu primo tiveram o DNA compatível com um parentesco em comum: Henry MacDonald Mitchell Jr. "Você é Julia Mitchell", disse, por fim, Henry Gates.