Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Moda com História / James de Bond

Morre Monty Norman, autor de música tema de James de Bond

Autor de lendária música usada nos 25 filmes da franquia de "007" morreu aos 94 anos

Luisa Alves, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 11/07/2022, às 16h19

Monty Norman e trecho de "007 contra o Satânico Dr. No" - Reprodução/Youtube/softladification e Reprodução/Youtube/JamesBondBrasilTV
Monty Norman e trecho de "007 contra o Satânico Dr. No" - Reprodução/Youtube/softladification e Reprodução/Youtube/JamesBondBrasilTV

Morre Monty Norman, autor da icônica música tema de "007 contra o Satânico Dr. No", usada nos 25 filmes da franquia. O compositor faleceu devido à uma "doença breve", nessa segunda-feira, 11, como aponta comunicado.

A notícia do falecimento do britânico foi publicada por seu site oficial que anunciava que a morte ocorreu por uma "doença breve", sem especificar qual. Monty Norman morreu aos 94 anos.

O produtor Albert Broccoli, foi quem convidou Norman para compor a música tema do filme "007 contra o Satânico Dr. No", de 1962, o primeiro da franquia. Ele utilizou trechos de outra canção de sua autoria, que adaptava o livro "Uma casa para o sr. Biswas", mudando os acordes de uma cítara para uma guitarra elétrica, segundo informações do G1.

Processo por difamação

Outro compositor  John Barry, foi contratado pelos produtores da companhia para fazer um novo arranjo da música, o que resultou em longos anos de atribuição da canção à sua autoria.

Como foi o caso do jornal "Sunday Times", que após atribuir a música à Barry, foi processado por Norman em 1977, por difamação. Ele venceu a ação e ganhou 30 mil libras em danos.