Curiosidades » Mundo

As descobertas mais impressionantes divulgadas na semana

Caverna 'perdida' em Minas Gerais, centenas de tumbas dos séculos 1 e 2, segredo das misteriosas ‘aranhas de Marte’, casa senhorial romana, espelhos de 2 mil anos em cemitério na China e muito mais!

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 18/04/2021, às 08h00

Lapa de Quatro Bocas, em Curvelo, Minas Gerais
Lapa de Quatro Bocas, em Curvelo, Minas Gerais - Divulgação/Centro Universitário Newton Paiva

1. Caverna ‘perdida’ em Minas Gerais

Lapa de Quatro Bocas, em Curvelo. Minas Gerais / Divulgação /Centro Universitário Newton Paiva

 

Na última semana, pesquisadores ‘redescobriram’ uma caverna que estava sendo procurada por mais de 100 anos em Minas Gerais, localizada no município de Curvelo. A cavidade subterrânea havia sumido dos registros oficiais da região devido a algumas mudanças de nome ao longo dos anos. 

Saiba mais aqui.


2. Tumbas dos séculos 1 e 2 na França

Fotografias das peças de cerâmica encontradas na necrópole / Crédito: Divulgação/Denis Gliksman/Inrap

 

Uma impressionante necrópole foi descoberta na região de Narbonne, no sudoeste da França. O local conta com cerca de 300 tumbas datadas dos séculos 1 e 2 d.C., totalizando 2 mil metros quadrados. Pesquisadores identificaram ainda frascos fúnebres, jarras de cerâmica e vidro, frutas carbonizadas e objetos de higiene pessoal.

Saiba mais aqui.


3. Estudo sobre criaturas marinhas de 450 milhões de anos

Fóssil de trilobita preservado em pirita/ Crédito: Jin-Bo Hou/UCR

 

Cientistas realizaram uma nova pesquisa com o intuito de entender o processo evolutivo dos trilobitas, um grupo de criaturas marinhas que viveu há 450 milhões de anos. A principal conclusão foi a de que os seres possuíam órgãos respiratórios sofisticados, respirando por suas pernas, que contavam com estruturas parecidas com guelras em suas coxas. 

Saiba mais aqui.


4. Pesquisa sobre cemitério medieval na Polônia

Durante as escavações um canal foi descoberto / Crédito: Divulgação/Museu Regional de Jasło

 

Ao longo dos anos, obras realizadas em um estacionamento na cidade de Jasło, na Polônia, revelaram esqueletos humanos. Agora, pesquisadores afirmam que o local foi um cemitério católico e abrigou um mosteiro durante a Idade Média. Ali, foram encontrados os restos mortais de mais de 110 pessoas. 

Saiba mais aqui.


5. Estudo relacionando degelo no Ártico e onda de frio na Europa em 2018

Na última semana, pesquisadores divulgaram os resultados de uma pesquisa que relacionou o degelo no Ártico, principalmente desde a década de 1970, a uma onda de frio que atingiu parte da Europa em 2018, conhecida como “Fera do Leste”. Para os cientistas, o aumento da temperatura média dos oceanos foi responsável pelo frio extremo na região.

Saiba mais aqui.


6. Artigo sobre misteriosas ‘aranhas de Marte’

Fotografia dos resultados dos experimentos científicos / Crédito: McKeown  

 

Especialistas reproduziram em laboratório o enigmático fenômeno das ‘aranhas de Marte’, rachaduras na superfície do planeta com um formato curioso de aranha. Conforme publicado no estudo, concluiu-se que as marcas são formadas por meio da sublimação que acontece com o gelo seco da atmosfera de Marte.

Saiba mais aqui.


7. Estudo explicando corrida peculiar de coelhos de Altford

Coelho de Alfort correndo / Crédito: Divulgação / Youtube

 

Os coelhos da raça saltador de Alfort são conhecidos por sua corrida peculiar que usa apenas os dois membros dianteiros, fato que intrigou cientistas por anos. Agora, um novo estudo explicou esse fenômeno: trata-se de uma mutação genética que não permite a comunicação entre as células nervosas e os músculos do animal, resultando no problema motor. 

Saiba mais aqui.


8. Espelhos de 2 mil anos em cemitério na China

Escavações realizadas na China / Crédito: Divulgação/Xinhua

 

Arqueólogos descobriram mais de 80 espelhos de bronze de 2 mil anos em um cemitério na província de Shaanxi, no noroeste da China. Os artefatos medem entre 8 centímetros a até 22 cm de diâmetro e foram colocados ao lado da cabeça de pessoas enterradas em tumbas no local. 

Saiba mais aqui.


9. Casa senhorial romana na Inglaterra

Fotografia das construções encontradas no canteiro de obras / Crédito: Divulgação/Historic England

 

Na região de Scarborough, na Inglaterra, pesquisadores identificaram uma construção que nomearam de ‘casa senhorial’ romana. Um complexo de edifícios foi encontrado, consistindo em uma casa de banhos, uma sala central com vários quartos e esqueletos humanos.

Saiba mais aqui.


10. Túmulos incomuns na 'Cidade dos Mortos' em Córsega

Foi descoberta, na ilha de Córsega, uma grande necrópole romana, consistindo em 40 tumbas da primeira metade do milênio. Levando o nome de ‘Cidade dos Mortos’, o local é peculiar porque os mortos, que eram tanto adultos quanto crianças, foram guardados em potes. 

Saiba mais aqui.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp