Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Coronavírus / Pandemia

Robôs substituem estudantes universitários durante cerimônia de graduação no Japão

Avatares vestindo beca e capelo foram operados remotamente e participaram da “primeira cerimônia de graduação online do mundo”

Fabio Previdelli Publicado em 08/04/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Robôs recebendo diplomas de estudantes que estão em quarentena - Universidade Business Breakthrough
Robôs recebendo diplomas de estudantes que estão em quarentena - Universidade Business Breakthrough

Com a pandemia do novo coronavírus, que se alastra cada vez mais pelo Japão, muitas pessoas tiveram que interromper suas atividades e permanecerem em isolamento social. 

Mas essa determinação não impediu que a formatura de um grupo de alunos fosse arruinada. Tudo porque, usando robôs de telepresença Newme, estudantes da Universidade Business Breakthrough, em Tóquio, puderam ter uma cerimônia completa enquanto respeitavam a quarentena.

Robôs vestindo beca e capelo foram operados remotamente e participaram da “primeira cerimônia de graduação online do mundo” / Crédito: Universidade Business Breakthrough

Com isso, robôs vestindo beca e capelo foram operados remotamente e participaram da “primeira cerimônia de graduação online do mundo” — como os organizadores nomearam o evento.

Cada um dos quatro avatares era equipado com quatro rodas — que permitiam que eles se movimentassem pelo local —, além de um tablet inserido na altura do rosto. Assim, quando cada um dos estudantes era chamado, aparecia no equipamento o rosto do graduado que o operava. Depois, o robô ia em direção ao presidente da instituição, Kenichi Ohmae, que colocava os diplomas em compartimentos acoplados nos robôs.

“É uma experiência completamente nova receber um certificado em um espaço público enquanto eu estou em um lugar privado”, disse o formado Kazumi Tamura, ao receber seu diploma virtualmente.