Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Reino Unido

Os massacres e genocídios cometidos pelo Império Britânico

Chegando a dominar quase 20 nações, seu histórico de violência surpreende até mesmo os defensores da Família Real

Redação Publicado em 13/09/2022, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bandeira britânica hasteada - Foto de Reinaldo Sture no Unsplash
Bandeira britânica hasteada - Foto de Reinaldo Sture no Unsplash

Na última semana, a morte da rainha Elizabeth IImovimentou debates sobre a troca de trono para seu filho, agora rei Charles III, e sobre o poder político da Família Real Britânica. Hoje sendo uma casa simbólica de bem menos força do que o início do século passado, sua administração chama atenção pelo histórico de dominação, principalmente quando o Reino Unido compunha o chamado Império Britânico.

Sua soberania representava a dominação do que hoje são 18 países, sendo eles os Estados Unidos, Canadá, África do Sul, Antígua e Barbuda, Austrália, bahamas, Barbados, Belize, Índia, Jamaica, Botswana, Brunei, Malásia, Chipre, Dominica, Fiji, Singapura, Zimbabwe, Nova Zelância, Myanmar, Guiana e Uganda.

Além disso, dominava Hong Kong, que posteriormente foi devolvida a administração da República Popular da China. Mesmo assim, o período onde colonizou tais países garantiu a soberania do império por décadas, como revelou o professor de história Vitor Soares.

Acumulando mais de 30 mil seguidores em suas redes sociais, Vitor apresenta o podcast Desventuras na História, promovido pelo portal Aventuras na História, disponível nas principais plataformas de streaming de áudio.

Ele registra que tal força contou com episódios brutais para manter o Império Britânico com força, na época que ocupava cerca de 24% do território do planeta Terra: “Para ser uma grande potência no mundo, a Inglaterra colonizou e subjugou povos ao redor do mundo”, enalteceu

História sangrenta

Vitor lista algumas das tragédias abrindo com a invasão ao Tibet, entre os anos de 1903 e 1904, acrescentando que milhares de tibetanos foram assassinados cruelmente com disparos de metralhadoras, sendo parte da tentativa de tomar territórios na Ásia. Pelo continente, ocorre também o massacre de Shakee, em 1925.

Algumas pessoas organizaram uma revolta contra as Forças Britânicas na província de Guangzhou. E, para não serem expulsos daquele posto, policiais britânicos abriram fogo contra a população”, registrou o professor sobre o episódio, com 50 mortos e mais de 170 feridos.

Outro episódio trágico relembrado por Vitor foram as batalhas pela Independência do Quênia, entre 1952 e 1960, quando tropas inglesas reuniram esforços para reprimir movimentos contra a manutenção da colônia britânica no país, deixando milhares de vítimas fatais. Em casos de captura, estima-se que 150 mil pessoas foram colocadas em campos de concentração e submetidos a abusos e violências.

Confira o vídeo sobre os episódios abaixo:

@profvitorsoares Você conhece os genoc**ios e massac**s causados pela Inglaterra? ☠️🇬🇧 #inglaterra#elizabeth#historia#história#ReinoUnido♬ Paris - Else