Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / 'Senhor das Armas'

Quem é o homem que inspirou o famoso filme 'Senhor das Armas'?

Homem que inspirou o filme 'Senhor das Armas' já foi um dos mais procurados do planeta

Redação Publicado em 18/01/2023, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Viktor Bout: Ficção e realidade - Divulgação e Getty Images
Viktor Bout: Ficção e realidade - Divulgação e Getty Images

O longa de 2005, "O Senhor das Armas", estrelado porNicolas Cage, é inspirado na verídica história de um dos maiores traficantes de armas do mundo. Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, o criminosoViktor Bout é um ex-tenente-coronel do Exército Soviético.

Com uma extensa carreira como negociante internacional de armas, sendo apelidado de "Mercador da Morte" em uma biografia de 2007, Viktor Bout já foi um dos homens mais procurados do planeta. Ele armou grupos desde as milícias em Serra Leoa até o brutal regime liberiano de Charles Taylor e até mesmo o Talibã.

No filme, originalmente chamado "Lord of War", o personagem que o retrata recebeu o nome fictício de Yuri Orlov, interpretado porNicolas Cage. Com um notório elenco, o longa conta com Ethan Hawke, que dá vida a um agente da Interpol, Jared Leto, no papel de Vitaly Orlov, irmão do protagonista; e muitos outros. 

Traficante de armas 

Viktor Bout nasceu no ano de 1967, em Dushanbe, no Tadjiquistão soviético. Ele é fluente em diversas línguas e por isso já serviu no exército soviético como tradutor militar. Ele atuou, inclusive, na Angola.

Bout pôde iniciar sua carreira ao conseguir capitalizar uma excessiva quantidade de armas baratas de fabricação soviética, após o colapso da União Soviética, em 1991. Essas armas poderiam ser vendidas para clientes de três cantos do mundo: África, Ásia e América do Sul

O traficante operou nos Emirados Árabes Unidosutilizando uma frota de aviões da era soviética, a fim de fornecer armas para insurgências, senhores da guerra e estados párias em todo o mundo.

Em 2022, ele recebeu novamente notoriedade após ter integrado uma troca inédita de prisioneiros, a qual ocasionou na libertação da jogadora americana de basquete, Brittney Griner. Ela estava presa na Rússia por contrabando de drogas após ter sido barrada em um aeroporto com menos de um grama de óleo de cannabis em sua bagagem.

Prisão 

O habilidoso criminoso foi preso em 2008, na Tailândia, em decorrência de uma operação policial dos Estados Unidos. O "Mercador da Morte" tentou vender mísseis para pessoas que ele acreditava serem guerrilheiros esquerdistas colombianos, no entanto, foi pego ao ser filmado por agentes. 

Prisão de Viktor Bout / Reprodução / Vídeo

Em 2012, após quatro anos, ele foi condenado há 25 anos de prisão por um tribunal dos Estados Unidos. A Shira Scheindlin, juíza federal de Nova York, rejeitou o pedido da promotoria de prisão perpétua e decretou, como informado pelo g1, que, para os crimes cometidos por Viktor Bout, "25 anos são suficientes".

Ele sempre foi encoberto pela Rússia que continuava proclamando sua inocência, descrevendo o caso como uma flagrante injustiça, além de tentar garantir sua libertação.

Histórias curiosas...

No podcast 'Desventuras na História', o professor de História, Vítor Soares, explica como usar o banheiro parece ser algo bem desagradável, assim como escovar os dentes. Confira!