Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Música

"Você tem que deixar seu filho ter a própria vida": como a família de Freddie Mercury lidou com a sexualidade do astro

Os familiares do vocalista comentaram sobre o assunto em entrevista de 2006

Redação Publicado em 05/02/2021, às 09h32 - Atualizado em 12/08/2022, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Freddie Mercury em apresentação da banda Queen, na Hungria - Divulgação/Youtube
Freddie Mercury em apresentação da banda Queen, na Hungria - Divulgação/Youtube

Conhecido pelo desempenho extravagante, e uma voz única, o vocalista da banda britânica Queen, Freddie Mercury, foi um dos maiores cantores da história do rock e de todos os tempos. Sua figura continua atemporal, justamente pela voz, personalidade e presença em show marcantes do astro.

Em 24 de novembro de 1991, o mundo teve que se despedir do icônico artista. Aos 45 anos, ele morreu vítima de complicações causadas pelo HIV, mais especificamente, de broncopneumonia. 

O diagnóstico de Aids veio quatro anos antes, em 1987. Mesmo com a doença, Freddienão parou de produzir música e arte.

Por outro lado, a vida pessoal do cantor não era tão comentada pela mídia e os fãs quanto a profissional. Repercutido pela Rolling Stone, Mercury assumiu a homossexualidade em público na década de 70.

Contudo, a família nunca soube - de verdade - a orientação sexual do músico. De acordo com o site Express UK, a mãe, Jer Bulsara, disse em entrevista em 2006 que ela e o restante dos parentes acreditavam no visual chamativo de Freddiecomo parte da expressão artística.

Freddie Mercury durante show. Crédito: Wikimedia Commons

Ela se referia às unhas pintadas, roupas e acessórios coloridos usados por Freddienos shows. "É o que um performer tem que fazer para agradar a audiência. Como pai [e mãe], você tem que se preocupar, mas você tem que deixar seu filho ter a própria vida", comentou Jer.

A mãe do artista confessou ainda que Mercury nunca se assumiu gay para nenhum familiar. Para ela, o ex-vocalista da banda Queen deve ter escondido para preservar os valores morais e religiosos da família, e também proteger os pais de possíveis julgamentos.

Com lágrimas nos olhos, Jer garantiu que se o filho ainda estivesse vivo, ele teria contado aos pais em algum momento da vida. "Ele não queria magoar a gente. Naquela época a sociedade era diferente. Hoje em dia tudo é muito aberto, não é?", afirmou a mãe.

Outro segredo

A sexualidade não foi a única coisa que Freddie Mercury escondeu da família: a doença também não foi relatada. Segundo Jer Bulsara, eles sabiam que havia algo errado, mas não tinham noção da força da patologia.

“Em agosto de 1990, Kash [irmã de Freddie] e eu vimos uma marca no pé dele. Era um sarcoma de kaposi”, disse. 

O sarcoma de kaposi é um tipo raro de câncer que se manifesta em forma de lesões na pele, nos órgãos internos e membranas mucosas que estão, por exemplo, na boca, no nariz e na garganta. 

E, justamente, é a doença que acomete os portadores do vírus da Aids ou HIV. "A Kash [irmã] perguntou o que era, se estava melhorando. Freddie disse: 'Você tem que entender que o que eu tenho é terminal. Eu vou morrer", relembrou Jer.

Atemporalidade

Freddie Mercury e seu legado serão sempre lembrados pelos fãs. E é por isso que várias peculiaridades sobre o artista e seu estilo de vida são reveladas até hoje. 

Uma delas é o fato de que ele era muito apegado aos seus bichos de estimação, com destaque para os gatos. Como já repercutido pelo site Aventuras na História, o astro musical tratava os felinos como seus próprios filhos. 

O amor por eles era tão grande que, quando morreu, deixou metade dos bens e imóveis para seus gatos, junto à ex-namorada Mary Austin.

Freddie Mercury com a gatinha Tiffany. Crédito: Divulgação


+Saiba mais sobre Freddie Mercury por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Freddie Mercury: A biografia definitiva, de Lesley-Ann Jones (2013) - https://amzn.to/33UghvO

Freddie Mercury - A Reportagem Definitiva: a trajetória lendária e a vida louca do astro do Queen, que viveu mil anos em dez, de Ana d'Angelo (2019) - https://amzn.to/31BQQxr

Bohemian Rhapsody (DVD) - https://amzn.to/2MG99xb

Freddie Mercury A to Z: The Life of an Icon from Mary Austin to Zanzibar, de Steve Wide (2019), - https://amzn.to/2MIGvvH

Freddie Mercury: A Life, In His Own Words (Edição Inglês), de Freddie Mercury, Greg Brooks e Simon Lupton (2019) - https://amzn.to/2BztSMU

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W