Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Arqueologia

As descobertas arqueológicas mais lidas da última semana

Pesquisadores encontraram vestígios do palácio de Calígula, estátua de deus do sol do século 10, um dos mais antigos cemitérios islâmicos da Espanha e muito mais

Isabela Barreiros Publicado em 22/11/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estátua do deus sol descoberta na Índia - Divulgação - ANI
Estátua do deus sol descoberta na Índia - Divulgação - ANI

1. Vestígios de palácio de Calígula em Roma

Crédito: Soprintendenza para Patrimônio Cultural de Roma

Escavações realizadas sob escritórios da instituição Enpam, em uma das Sete colinas de Roma, onde Roma foi originalmente erguida, revelaram evidências de um antigo palácio luxuoso habitado pelo imperador Calígula. Joias, moedas, um broche feito de metal de um guarda do local e inúmeros de ossos de animais foram descobertos.

Leia a notícia completa aqui.


2. Estátua de deus do sol do século 10 na Índia

Crédito: Divulgação - ANI

Ao acaso, um fazendeiro foi responsável por encontrar uma escultura que remonta ao século 10 enquanto arava seu terreno na vila Kalagodu, na Índia. Segundo especialistas, o objeto feito de granito com 60 centímetros de altura representa o deus do sol Suria. O artefato era um retrato da divindade segurando flores de lótus em ambas as mãos.

Leia a notícia completa aqui.


3. Um dos mais antigos cemitérios islâmicos da Espanha

Crédito: Divulgação - Associação Cultural El Patiaz

Durante uma obra realizada em uma estrada perto do município de Tauste, no nordeste da Espanha, foi encontrado o que se acredita ser um dos mais antigos cemitérios islâmicos da Espanha. Até agora, os pesquisadores já identificaram por volta de 400 sepulturas na estrada datando do século 8. 

Leia a notícia completa aqui.


4. Agulha de prata viking na Suécia

Crédito: Divulgação - SVT

Há 40 anos, um fazendeiro encontrou uma agulha e a guardou, mesmo que tivessem o informado que ela provavelmente não valia nada. Após uma análise no objeto, descobriu-se que se tratava de uma agulha de prata viking e detectores de metal usados no local da descoberta revelaram mais dois tesouros do mesmo período, um deles contando com 100 moedas e joias.

Leia a notícia completa aqui.


5. Esqueletos pré-históricos na Inglaterra

Crédito: Divulgação - ORBIT

No condado de East Cambs, na Inglaterra, um trabalho arqueológico revelou dois esqueletos humanos pré-históricos. Um deles era de uma mulher idosa sem a maioria dos dentes que possuía artrite em um dos ombros, e o outro era um homem de meia-idade que tinha problema nas costas. Os pesquisadores acreditam que os restos mortais datem da Idade do Bronze.

Leia a notícia completa aqui.


6. Estudo confirma datação das bolas de couro mais antigas da Eurásia

A bola de couro com o interior aberto / Crédito: Divulgação/Patrick Wertmann

Há 50 anos, arqueólogos descobriram na região autônoma Uigur de Xinjiang, na China, túmulos que consistiam em um grande cemitério. Dentro de um deles, estavam bolas de couro de 9,2 cm de diâmetro e interior com lã e cabelo. Agora, eles finalmente conseguiram datar os objetos: acredita-se que eles tenham cerca de 3 mil anos. 

Leia a notícia completa aqui.


7. Vestígios da Idade do Ferro e Idade Média na Bélgica

Uma investigação arqueológica realizada no município de Heusden-Zolder, na Bélgica, fez com que especialistas encontrassem raros e valiosos vestígios antigos, como fragmentos de artefatos antigos, poços e espécies de fossas. Alguns dos achados datam da Idade do Ferro, outros do período romano e, ainda, da Idade Média. 

Leia a notícia completa aqui.


8. Inscrição romana de 1,8 mil anos revela corrupção política

Crédito: Divulgação - Veliko Tarnovo Regional Museum of History

O epigrafista Nikolai Sharankov foi responsável por finalmente decifrar uma mensagem de uma inscrição romana de 198 d.C., encontrada em 1923. O texto era uma mensagem de agradecimento aos habitantes da cidade, que, segundo ele, tinham doado denários para o imperador na tomada de poder. Segundo o pesquisador, isso era, na verdade, um suborno, revelando corrupção política. 

Leia a notícia completa aqui.


9. Tumba com esqueleto e cerâmicas em Malta

Fotografia da entrada da tumba / Crédito: Divulgação/ Facebook/ Superintendence of Cultural Heritage

Arqueólogos encontraram, por meio de escavações na cidade de Zejtun, em Malta, uma tumba com cerâmicas e um esqueleto dentro dela. A descoberta ainda permanece muito misteriosa, visto que ainda serão necessários exames nos ossos para entender mais sobre o episódio. 

Leia a notícia completa aqui.


10. Estatuetas do século 6 a.C. na Rússia

Crédito: Divulgação

Na cidade de Anapa, na Rússia, pesquisadores descobriram estatuetas da deusa Deméter e sua filha, Perséfone, feitas de terracota. Além do achado impressionante, os arqueólogos também descobriram grandes fornos de cerâmica, ladrilhos, tigelas e fragmentos de cerâmica produzidas na antiguidade.

Leia a notícia completa aqui.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W