Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Testeira

Há 20 anos, cinco lançamentos de terror marcavam a história do cinema

Em 2002, desde continuação da franquia 'Halloween' até a estreia de 'O Chamado' aterrorizavam o mundo

Coluna - Daniel Bydlowski, cineasta Publicado em 26/06/2022, às 12h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Montagem reúne cenas dos filmes listados - Divulgação
Montagem reúne cenas dos filmes listados - Divulgação

Nem imaginamos que já passou tanto tempo, mas tem filmes que não cansamos de ver, e já completaram seus 20 anos de estreia. E o sangue sempre é amedrontador, o susto sempre faz o coração bater mais rápido e a tensão sempre nos deixa em choque, não importa quantas vezes você tenha assistido.

Em algumas das minhas navegações pelo Google descobri que os filmes de terror fazem muito sucesso porque é uma forma de viver o irreal de maneira segura, traz fortes emoções e, geralmente, um final que nos acalenta. Incrível, não?

E o ano de 2002 foi bem intenso para esse gênero e um prato cheio para quem gosta de sentir o medo típico de uma boa produção cinematográfica assustadora. Vamos conferir?


1. Halloween – A Ressureição

Não tinha como ignorar este filme; Michael Myers fez parte da infância de todo mundo que gosta de um bom terror trash desde 1978. E, neste filme, a casa do nosso perverso protagonista vira palco de um reality show pela web.

Cena de 'Halloween – A Ressureição' / Crédito: Divulgação / Miramax Films

Estudantes universitários devem passar uma noite na mansão Myers para descobrir que vão ter que lutar muito se quiserem sair vivos. Ele está de volta e com uma disposição insana de ceifar a vida de todos os intrusos.


2. O Mistério da Libélula

Esta produção conta com o memorável Kevin Costnerno papel de um médico viúvo que acredita que há vida pós-morte e que sua mulher está tentando falar com ele. Só que não é aquele jeitão normal em que os falecidos fazem aparições para seus entes queridos, é mais enlouquecedor ainda.

Cena de 'O Mistério da Libélula' / Crédito: Divulgação / Buena Vista Internacional

A via que o médico Joe acreditava ser utilizada por sua esposa eram seus pacientes que estavam à beira da morte. Só que a loucura não para por aí, porque de repente ele começa a ser seguido por criaturas estranhas e misteriosas, as libélulas. É um terror/suspense de tirar o folego.


3. A Última Profecia

Baseado em fatos reais, este filme também já começa com um ator de peso, Richard Gere. No papel de um estimado jornalista, que procura uma bela casa para formar uma família com sua esposa.

Cena de 'A Última Profecia' / Crédito: Divulgação / Sony Pictures Entertainment

Porém, durante sua trajetória ele falece em um acidente de carro. Mesmo do outro lado, ele entra em uma busca incessante por uma simbologia que sua mulher viu antes da morte, e começa a perceber que uma contagem regressiva para outras mortes começa e tudo está ligado à sua esposa.


4. Dragão Vermelho

Parte da trilogia de Hannibal, o doutor Lecter vira uma espécie de consultor de Will Graham, agente do FBI que escapou por pouco da morte nas mãos do canibal. Em um jogo muito perverso, o grande assassino que está preso, começa a dar dicas de como seguir rastros de um serial killer que tem assustado a cidade inteira.

Cena de 'Dragão Vermelho' / Crédito: Divulgação /Metro-Goldwyn-Mayer

Mas o que Graham não sabe, é que o doutor anda fazendo jogo duplo, ao entregar informações valiosas sobre a família do agente ao tal do assassino em série. Antony Hopkins continua genial, o personagem continua a nos deixar aflitivos com a nossa empatia, ou seja, tudo igual, filmão.


5. O Chamado

Filme de muito sucesso no ano de seu lançamento e que aterrorizou muitas crianças que assistiram por teimosia. A história de uma jornalista que resolveu investigar a morte de sua sobrinha, não acabou bem para ninguém.

Cena de 'O Chamado' / Crédito: Divulgação / DreamWorks Pictures

Muitas outras mortes começaram a se mostrar relacionadas ao evento principal e a um estranho vídeo que dizia que a passagem pro lado de lá chegaria em sete dias para quem o assistisse. E assim se cumpria. Ela e seu filho viram a tal produção amadora, porém, como deter a profecia inevitável? Esta produção cinematográfica é uma verdadeira corrida contra o tempo.

Outros longas também deram o que falar no ano de 2002 como ‘O Extermínio’, ‘Sinais’, ‘Blade 2’, ‘Medo Ponto Com br’ e ‘Malditas Aranhas’. Portanto, voltar 20 anos no tempo pela telinha de casa, com certeza vai trazer aquela emoção satisfatória de conhecer o irreal e estar no controle, nem que seja o remoto.


Sobre o cineasta

O cineasta brasileiro Daniel Bydlowski é membro do Directors Guild of America e artista de realidade virtual. Faz parte do júri de festivais internacionais de cinema e pesquisa temas relacionados às novas tecnologias de mídia, como a realidade virtual e o future do cinema. Daniel também tenta conscientizar as pessoas com questões sociais ligadas à saúde, educação e bullying nas escolas. É mestre pela University of Southern California (USC), considerada a melhor faculdade de cinema dos Estados Unidos.

Atualmente, cursa doutorado na University of California, em Santa Barbara, nos Estados Unidos. Recentemente, seu filme Bullies foi premiado em NewPort Beach como melhor curta infantil, no Comic-Con recebeu 2 prêmios: melhor filme fantasia e prêmio especial do júri. O Ticket for Success, também do cineasta, foi selecionado no Animamundi e ganhou de melhor curta internacional pelo Moondance International Film Festival.