Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Personagem

O que aconteceu com o cadáver de Genghis Khan?

Entenda o mistério que envolve uma das mais importantes personalidades da história

Redação Publicado em 13/11/2021, às 09h00 - Atualizado em 31/12/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O conquistador Genghis Khan - Domínio público / The Yuan Dynasty
O conquistador Genghis Khan - Domínio público / The Yuan Dynasty

Genghis Khan, também conhecido como Chinggis Khaan, foi uma importantíssima figura da história mundial, responsável pela fundação do Império Mongol, que, sob seu comando, chegou a se estender entre o oceano Pacífico e o mar Cáspio.

Mas, apesar do líder ter sido famoso em vida, o local de seu enterro é até hoje um grande mistério.

A lenda diz que, quando o imperador morreu, em 1227, um exército carregou seu corpo para casa, matando todas as pessoas que apareceram pelo caminho e, assim que os soldados o colocaram em seu local de descanso, fizeram mil cavalos trotearem sobre a sua tumba. Desta forma, afirma a narrativa, não restaria qualquer pista sobre o paradeiro de Genghis Khan.

Estátua de Genghis Khan, ao fundo, em Ulan Bator / Crédito: Getty Images

O mistério da tumba

Seguindo a narrativa popular, o líder teria sido enterrado no topo das montanhas Khentii, em um local conhecido como Burkhan Khaldun. Lá, teria se escondido de inimigos durante a juventude e jurado que retornaria à região após a sua morte.

Entretanto, mesmo passados quase oito séculos desde a morte de Genghis Khan, ainda hoje os historiadores se deparam com uma grande dificuldade de encontrar a tumba, uma vez que o tema é considerado um tabu para os locais.

Esbarrando em contradições

A BBC ressaltou que, por mais que os pesquisadores se utilizem de dados históricos para buscar as coordenadas do local de enterro do fundador do Império Mongol, as informações entram, muitas vezes, em contradição.

Genghis Khan em pintura / Crédito: Wikimedia Commons / National Palace Museum

A narrativa do trote de mil cavalos, por exemplo, poderia indical que a tumba estaria em uma região de vale ou planície, o que apontaria o cemitério Xiongnu como uma possibilidade. 

Além disso, conforme declarou Sodnom Tsolmon, professor de história da Universidade de Ulan Bator e especialista na história da Mongólia do século 13, o fato de existir "uma montanha sagrada", "não significa que ele esteja enterrado ali".

Mais de uma hipótese

Também é importante ressaltar que, ainda que a personalidade tenha sido enterrada em uma região montanhosa, não há apenas uma candidata ao longo do território em questão.

Peça da exposição intitulada "Genghis Khan - The Exibition" / Crédito: Wikimedia Commons / William Cho

Para o etnologista mongol S. Badamkhatan, há cinco montanhas que historicamente foram chamadas de Burkhan Khaldun e que poderiam ser o local onde repousa o imperador, apesar dele acreditar que a atual seja a verdadeira.

Patrimônio mundial

A questão segue sem resposta e, ao que tudo indica, ainda vai levar tempo até que o mistério possa ser revelado, principalmente porque o local conhecido como o Ikh Khorig, ou "Grande Tabu", foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco.

Isso reduziu as esperanças dos pesquisadores de um dia encontrar a tumba, já que o título significou maior proteção à montanha, que na visão dos mongóis é sagrada e, por isso deve ser respeitada. 

A saga de Khan

Diante da história do líder mongol, sua vida é relembrada no novo episódio do podcast 'Desventuras na História'.

Com narração de Vítor Soares, professor de História e dono do podcast 'História em Meia Hora', você conhecerá a trajetória e entender como Genghis se tornou um dos nomes mais marcantes da História. 

Confira o episódio!


+Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

Breve História de Gengis Khan, deBorja Pelegero Alcaide - https://amzn.to/37uMeO2

Gengis Khan e a Formação do Mundo Moderno, de Jack Weatherford - https://amzn.to/35lBCyR

Genghis: Birth of an Empire, de Conn Iggulden - https://amzn.to/346ON6A

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W