Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Estados Unidos

Além de Biden e Trump: os presidentes mais velhos a assumirem os EUA

Alguns passaram por problemas de saúde, outros conseguiram manter sua forma física, no entanto, todos tinham algo em comum: a idade avançada

Giovanna de Matteo Publicado em 09/11/2020, às 15h11 - Atualizado às 15h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alguns dos presidentes presentes na lista - Wikimedia Commons
Alguns dos presidentes presentes na lista - Wikimedia Commons

Nos Estados Unidos, os nomes que participaram da Convenção Constitucional de 1787 discutiram uma questão que resultou na formação do Artigo II da Constituição dos Estados Unidos, que especifica a idade mínima de 35 anos para assumir o cargo de presidente, no entanto, parece que eles se esqueceram de estabelecer uma idade máxima.

George Mason foi o homem que deu voz à questão da idade daquele que comandaria o país. A sua preocupação maior não foi se o candidato seria muito idoso, mas sim se esse seria muito jovem. Desse modo, os EUA acumularam presidentes com idades mais avançadas durante a sua história.

Joe Biden, que será o 46º presidente dos Estados Unidos foi eleito nesta última votação, e deverá assumir o cargo a partir de janeiro de 2021. No dia 20 de novembro, ele completará 78 anos, se tornando assim o presidente mais velho a assumir o cargo na história dos EUA.

Pensando nisso, o site Aventuras na História separou uma lista dos homens mais velhos a assumirem o país norte-americano desde o nascimento da democracia por lá. 

Confira abaixo.

1. Ronald Reagan (66 anos)

Ronald Reagan / Wikimedia Commons

Reagannasceu em 6 de fevereiro de 1911. Ele foi o 40º presidente dos Estados Unidos, e assumiu o cargo por dois mandatos inteiros. Ele tinha 66 anos quando conquistou a presidência, em janeiro de 1981.

Por sua idade avançada, precisou resolver algumas questões sobre a sua maturidade e estabilidade mental e física. Em sua campanha eleitoral de 1980, ele prometeu que caso fosse eleito, o médico oficial da Casa Branca monitoraria sua saúde, e que estaria disposto a renunciar se fosse identificado quaisquer sinais de deterioração mental.

Seus anos na presidência foram turbulentos, tendo passado por uma tentativa de assassinato em 81, e uma cirurgia em 85, que poderia ter resultado em sua morte. Mas, apesar dessas circunstâncias, ele conseguiu se posicionar firme e forte até o fim de seus mandatos.

Além disso, ele lidava com a questão da idade com bom humor, o que pôde ser visto durante um debate em 1984, em que atacou o adversário mais jovem que ele: “Não vou explorar, para fins políticos, a juventude e a inexperiência de meu oponente”.

2. Donald Trump (70 anos)

Donald Trump / Wikimedia Commons

Nascido em 14 de junho de 1946, o então 45º presidente já apresentava longos 70 anos de idade quando venceu a eleição de 2016.

Dessa vez, ele foi derrotado pelo democrata Joe Biden, e deixará o cargo em janeiro de 2021, aos 74 anos. Trump não gosta de exercícios físicos e o único esporte que pratica é o golfe.

Recentemente, ele passou por um teste que detectava declínio cognitivo. Em uma entrevista ele se enalteceu pelos resultados obtidos e pela capacidade em conseguir lembrar uma sequência de cinco palavras durante o teste.

3. Dwight Eisenhower (62 anos)

Dwight Eisenhower / Wikimedia Commons

O 34º presidente assumiu o cargo quando já tinha 62 anos de idade, em janeiro de 1953. Conhecido por ser um herói da Segunda Guerra Mundial, o ex-soldado nunca deixou de praticar exercícios.

No entanto, em 1955 ele passaria por uma dificuldade séria durante suas férias em Denver. Eisenhower teria acordado com fortes dores no peito, e somente depois de horas um especialista cardíaco foi requisitado para atendê-lo. O médico solicitou um eletrocardiograma que revelou que o homem, que na época tinha 64 anos, havia sofrido de um ataque cardíaco.

O então presidente precisou passar seis semanas no hospital para recuperação total, mas apesar de seu estado de saúde deteriorado, conseguiu ser reeleito para o segundo mandato.

4. Andrew Jackson (62 anos)

Andrew Jackson / Wikimedia Commons

Andrew Jackson nasceu em 15 de março de 1767. Ele foi um dos pioneiros da democracia americana, sendo o 7º presidente a assumir o cargo.

Tomou conta do país por dois mandatos, e tinha 62 anos quando iniciou o governo, em março de 1829. "Old Hickory", como fora apelidado, ficou famoso por ter sido das forças armadas. Ele participava de atividades ao ar livre, tinha uma imagem forte, embora já tivesse passado por diversos casos de doenças antes de ser eleito.

Segundo o biógrafo HW Brands, o homem contraiu uma variedade de problemas de saúde devido um envenenamento por chumbo advindo de antigas lesões de balas. Além disso, ele tinha diarreia crônica, que adquiriu durante guerra na década de 1810.

5. James Buchanan (66 anos)

James Buchanan / Wikimedia

Era 23 de abril de 1791 quando o homem que se tornaria o 15º presidente dos EUA nasceu. Ele iniciou seu mandato único com 66 anos, em março de 1857. Buchanan já tinha alguns problemas de saúde quando assumiu o cargo.

Ele tinha indícios de obesidade e já mostrava cabelos brancos desde o começo, mas ao longo do tempo o seu estado de saúde foi se deteriorando em razão da grande pressão e estresse que enfrentou durante os anos na presidência, segundo o biógrafo Jean H. Baker. Ele lutou contra as suas dificuldades de memória e tremedeiras na mão, que se agravavam cada vez mais e punham em risco o exercício de sua carreira. 

6. Harry S. Truman (61 anos)

Harry S. Truman / Wikimedia Commons

O 33º presidente, nascido em 8 de maio de 1884, assumiu a presidência aos 61 anos, em abril de 1945. Anteriormente vice, assumiu a presidência depois que Franklin D. Roosevelt morreu por um derrame cerebral em 1945.

Truman fez parte do Exército, e nunca deixou de praticar sua marcha que aprendeu no quartel. Ele já estava na casa dos 70, no entanto, continuava caminhando todos os dias.

Mas independente disso, sua idade foi incompatível com a tensão que ele enfrentava ao liderar uma nação que passava pela Guerra Fria. Ele tinha o hábito de trabalhar 18 horas por dia sem descansos, e isso também foi um dos fatores que enfraqueceu sua saúde. 

7. George HW Bush (65 anos)

George HW Bush / Wikimedia Commons

Nascido em 12 de junho de 1924, George Bushfoi o 41º presidente dos Estados Unidos e tinha 65 anos de idade quando iniciou a função, em janeiro de 1989.

Ele estava muito bem para quem já estava chegando a casa dos 70. Conhecido por ter sido um astro do beisebol enquanto estudava na Universidade de Yale, ele nunca parou de se exercitar e praticar o esporte.

Bush corria regularmente, e fazia questão de chamar repórteres para participar de suas "maratonas", de acordo com uma recordação feita do ex-correspondente da Casa Branca Kevin Merida para o site de esportes The Undefeated.


+Saiba mais sobre a história dos EUA por meio de obras disponíveis na Amazon Brasil.

Uma breve história dos Estados Unidos, de James West Davidson (2016) - https://amzn.to/31XwmCo

História dos Estados Unidos: das origens ao século XXI, de Leandro Karnal, Marcus Vinícius de Morais, Luiz Estevam Fernandes e Sean Purdy (2012) - https://amzn.to/3kV0be4

História Concisa dos Estados Unidos da América, de Susan-Mary Grant (2014) - https://amzn.to/2TCDDTJ

A história não contada dos EUA, de Peter Kuznick (2015) - https://amzn.to/3jK5Kuu

Estados Unidos: A formação da nação, de Leandro Karnal (2001) - https://amzn.to/2TDoscL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W