Desventuras » Personagem

Inimigo Nº 1 da ditadura militar: A intensa saga de Carlos Marighella

O guerrilheiro foi um dos principais organizadores da luta armada no Brasil

Redação Publicado em 03/12/2021, às 09h00 - Atualizado em 06/12/2021, às 10h44

Carlos Marighella filiado ao Partido Comunista do Brasil
Carlos Marighella filiado ao Partido Comunista do Brasil - Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Aperj) via Wikimedia Commons

Nascido em 5 de dezembro de 1911, em Salvador, na Bahia, Carlos Marighella foi um político, escritor e guerrilheiro brasileiro. Considerado o inimigo Nº 1 da ditadura militar, o militante foi um dos principais organizadores da luta armada no país. 

Filho de um imigrante italiano, Augusto Marighella, e da empregada doméstica Maria Rita dos Santos, o guerrilheiro também era neto de escravos. Portanto, desde cedo desenvolveu consciência política.

Durante a ditadura militar no Brasil, Marighella lutou contra o regime autoritário instaurado no país. Contudo, no fatídico dia 4 de novembro de 1969, em São Paulo, o militante foi capturado e morto pelos agentes da repressão. 

No episódio de hoje do podcast ‘Desventuras na História’, o professor de História Vítor Soares, dono do podcast 'História em Meia Hora', resgata a história de Carlos Marighella, em um especial dividido em duas partes.

No 'Desventuras na História', você também pode conferir a trajetória de Maria Antonieta, Dante AlighieriAlexandre, O Grande, Gengis Khan e Dom Pedro I.

Abaixo, você confere o episódio 'A intensa saga de Carlos Marighella' #Parte 1 e #Parte 2:


+++Acompanhe Vítor Soares no Instagram:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Prof. Vítor Soares (@profvitorsoares)